Sem categoria

Abaixo-Assinado de atletas diz: “Dilma é do Nosso Time”

Acelino Popó, campeão mundial de Boxe, encabeça o abaixo-assinado “Dilma é do Nosso Time” no qual atletas e entidades esportivas manifestam apoio à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. “Este apoio é fruto do reconhecimento que o esporte vive um momento especial”, dizem os atletas, dirigentes, profissionais de educação física e amantes do esporte que assinam o texto.

Leia também: Engenheiros, arquitetos e agrônomos engrossam apoio a Dilma

Eles dizem ainda que “o nosso apoio a Dilma tem um sentido claro: fortalecer as vitórias conquistadas pelo time chamado Brasil”

E acrescentam que “para nós, esporte é transformação social, formação educacional, é a construção da imagem de um país alegre e vitorioso. (…), é expressão da cultura de um povo.”

Para os atletas brasileiros, a candidatura de Dilma representa as vitórias já alcançadas como a realização dos jogos Panamericanos, em 2007, e a conquista para sediar as Olimpíadas, em 2014, e a Copa do Mundo, em 2016; além do programa Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte. E destacam que “programas sociais esportivos criam oportunidades para nossas crianças; o esporte paraolímpico nacional passou a ser tratado em condições de igualdade e o futebol brasileiro cresce fora das quatro linhas.”

O texto destaca que, apesar das conquistas, o Brasil tem desafios a vencer. “Assinamos este manifesto convencidos de que não podemos voltar ao tempo em que o esporte era departamento de outro Ministério, tratado como política pública de segunda categoria”, afirmam, manifestando certeza de que Dilma eleita vai “consolidar o esporte nas escolas e nas universidades, ampliar o financiamento, melhorar a gestão, realizar com eficiência e transparência os grandes eventos com legados para o país.”

Confira abaixo a íntegra do manifesto:

"Dilma é do Nosso Time

Nós, atletas, dirigentes, profissionais de educação física, e amantes do esporte nos unimos para apoiar Dilma Roussef. Este apoio é fruto do reconhecimento que o esporte vive um momento especial.
Acordamos todos os dias movidos pela paixão. Ocupamos praças públicas, piscinas, quadras, praias, ginásios, campos de futebol, pistas de corrida e tatames por todo Brasil. Para nós, esporte é transformação social, formação educacional, é a construção da imagem de um país alegre e vitorioso. O esporte é lazer, é prazer, é emoção, é comunhão de credos, raças, idades, é expressão da cultura de um povo.
O Brasil realizou o Pan e se emocionou com a conquista das Olimpíadas. O país será sede da Copa do Mundo. O programa Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte foram grandes conquistas. Programas sociais esportivos criam oportunidades para nossas crianças. O esporte paraolímpico nacional passou a ser tratado em condições de igualdade. O futebol brasileiro cresce fora das quatro linhas.
O Brasil tem desafios. Precisamos consolidar o esporte nas escolas e nas universidades, ampliar o financiamento, melhorar a gestão, realizar com eficiência e transparência os grandes eventos com legados para o país.
Assinamos este manifesto convencidos de que não podemos voltar ao tempo em que o esporte era departamento de outro Ministério, tratado como política pública de segunda categoria.
O nosso apoio a Dilma tem um sentido claro: fortalecer as vitórias conquistadas pelo time chamado Brasil.

Acelino Popó de Freitas – Campeão Mundial de Boxe
Adriana Behar – Medalhista Olímpica
Adriana Samuel – Medalhista Olímpica
Alan Adler – Campeão Mundial de Vela
Alaor Azevedo – Presidente da Confederação de Tênis de Mesa
André Campos – Presidente do Conselho Deliberativo do Náutico
Andrés Sanchez – Presidente do Corinthians
Bebeto – Tetra Campeão de Futebol
Bobô – Campeão Brasileiro pelo Bahia
Ciro Delgado – Medalhista Olímpico
Coaracy Nunes – Presidente da Confederação de Desportos Aquáticos
Djan Madruga – Medalhista Olímpico
Fernando Bezerra Coelho – Presidente do Santa Cruz
George Braga – Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Esporte e Lazer
João Tomasini – Presidente da Confederação de Canoagem
Jorge Lacerda – Presidente da Confederação de Tênis
Jorge Steinhilber – Professor de Educação Física
Kouros Monadjemi – Presidente da Liga Nacional de Basquete
Manuela D’avila – Presidente da Frente Parlamentar de Esporte
Márcia Lins – Secretaria de Esporte do Estado do Rio de Janeiro
Marcio Braga – Ex-Presidente do Flamengo
Orlando Silva – Ministro do Esporte
Paulo Wanderley – Presidente da Confederação de Judô
Rico de Souza – Vice Campeão Mundial de Surf
Roberto Horcades – Presidente do Fluminense
Romário – Tetra Campeão de Futebol
Silvio Guimarães – Presidente do Sport Clube Recife
Virna – Medalhista Olímpica"

De Brasília
Márcia Xavier
Alterada às 15h07 para acréscimo de informações