Sem categoria

Seminário em Brasília vai debater bioética no Brasil e no mundo

A bioética no Brasil e no mundo estará em pauta no seminário que acontece nesta quarta-feira (20) organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em conjunto com a Presidência da República e o apoio do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB). A bioética é o estudo dos problemas éticos suscitados pelas pesquisas biológicas e pelas suas aplicações por pesquisadores, médicos etc.

A mesa de abertura do seminário contará com a presença do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, de Marcio Pochmann, presidente do Ipea, de Swedenberger Barbosa, chefe de gabinete-adjunto da Presidência da República e de representantes do Ministério das Relações Exteriores, UnB e entidades internacionais como Opas/OMS e Unesco.

Na ocasião, será apresentada uma proposta da UnB para uma Convenção Regional do Mercosul sobre Bioética.

Os avanços científicos e tecnológicos experimentados pela humanidade – desde a clonagem até fotografar pessoas no Google Street View – produzem debates sobre quais desenvolvimentos são aceitáveis pela sociedade.

Tramita no Congresso desde 2005 o projeto de lei que cria a Comissão Nacional de Bioética, para assessoria em questões éticas em biologia, medicina e saúde. "Todos os países da União Europeia têm um comitê. Sem conselho nacional, não tem quem regule situações de dilemas morais e éticos", diz Volnei Garrafa, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.

De Brasília
Com agências