Debate na TV Record de Belém acontece nesta segunda-feira

A candidata a reeleição Ana Júlia Carepa (PT) e Simão Jatene (PSDB) participam nesta segunda-feira (18) às 22 horas do Debate ao governo do Pará, da Rede Record de Televisão. O evento ocorre no Centro de Convenções Hangar, em Belém, e toda militância comunista está convocada para prestigiar o segundo debate deste segundo turno.

Na última sexta-feira (15) o  candidato Simão Jatene (PSB) não conseguiu explicar porque estava pescando em uma reserva de preservação ambiental em Belém, em vez de participar de uma reunião com o presidente Lula e outros governadores da região Amazônica para decidir temas importantes para o desenvolvimento da região, quando era governador do Pará (em 2003). O questionamento feito durante o debate realizado pelo SBT Pará, deixou a candidata Ana Júlia (PT) e a população paraense sem resposta.

Ana Julia mostrou novamente que tem as melhores propostas para alavancar o desenvolvimento do Pará nos próximos quatro anos. Mais investimentos para a segurança, saúde, educação, soluções para o transporte na Região Metropolitana de Belém, políticas para a juventude, desenvolvimento do campo e das cidades. Em quase duas horas de debates, a candidata da Frente Popular Acelera Pará mostrou o que fez e seus planos para continuar acelerando o desenvolvimento do Pará.

Na segurança, Ana Julia disse que a área tem sido prioridade de seu governo, tanto que investiu na 67% a mais que o governo anterior. “Não tinha policiamento nas ruas, não tinha viaturas, não tinha armamento, era um colete à prova de balas para cada quatro policiais e nós implementamos junto com o governo federal um programa de segurança cidadã, que faz com que a sociedade seja treinada para ajudar no combate à violência”.

Por outro lado, a governadora reforçou programas de geração de emprego e renda de seu governo como o Bolsa Trabalho, que atendeu a mais de 70 mil jovens no Estado. Com relação ao aluguel de viaturas para a polícia, a governadora disse que o processo é perfeitamente legal e foi usado por outros governos, como o de Goiás. A economia se dá com a reposição das viaturas pela própria empresa locatária, após um ano de uso das viaturas.

Na educação, Ana Julia reafirmou avanços conquistados para a população mais carente. “Duplicamos as vagas nas escolas tecnológicas do Pará e fizemos o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR)”. O governo de Ana Julia entregou 700 escolas reformadas e fez ainda eleições diretas para gestores. No próximo mandato serão reformadas 1000 escolas e construídas 60 novas escolas além de onze escolas tecnológicas em todo o Pará.

Ao longo do debate, Jatene tentou criar armadilhas para Ana Julia, mas ela respondeu com propostas e apontou pontos fracos do adversário. "Quem responde a processo no STF (Supremo Tribunal Federal) por improbidade administrativa, não sou eu", disse, pedindo ao telespectar: "Entre no site (do STF) e veja quem responde a processo por improbidade administrativa”, disse Ana Júlia.

Em todos os setores, Ana Julia mostrou que o seu governo investiu mais que o governo passado. A saúde básica teve prioridade, as prefeituras recebem sem distinção recursos para investirem na área, e foram duplicadas as equipes do saúde da família. Hospitais regionais foram equipados e postos em funcionamento e o de Breves foi inaugurado pela governadora. Ana Julia destacou que já está em funcionamento uma Unidade de Pronto Atendimento em Altamira e outras 42 UPAS serão implantados no Pará em parceria com Dilma, na presidência. A governadora lembrou ainda que quem deixou três hospitais fechados sem funcionar foi o governo de Jatene.

Em sua pergunta ao candidato tucano, Ana Julia quis saber porquê, em maio de 2003, na primeira reunião do presidente Lula com governadores do norte para discutir o Plano plurianual, Jatene esteve ausente. Na verdade, a imprensa noticiou que o governador estava pescando no lago Água Preta, em Belém, área de preservação ambiental. Foi nesse dia que Jatene fisgou o próprio olho em uma manobra incorreta na pescaria. O ex-governador admitiu que não foi à reunião naquele dia e foi evasivo na resposta sobre a pescaria no lago água Preta.

Ana Julia também perguntou a Jatene sobre as perdas salariais históricas acumuladas nos governos passados, que chegaram a 75%, deixando achatados os salários de servidores públicos. Em seu governo, a governadora sempre garantiu reajustes acima da inflação.

Outros temas levantados no debate, como turismo e violência no campo foram oportunidades para a candidata falar de suas propostas. Ela fará o PAC das cidades históricas, que já tem 600 milhões alocados e recuperou a igreja da Sé, com investimentos de R$ 14 milhões. A violência no campo caiu em mais de 70%, segundo a Ouvidoria Agrária Nacional, com medidas de regularização fundiária tomadas em seu governo. No governo Jatene, disse Ana Julia, o Pará era tido como o campeão de mortes no campo. O tucano atribuiu o título à falta de zoneamento econômico ecológico, o que foi feito no governo de Ana Julia.

Em suas considerações finais, Ana Julia disse que vai se reeleger governadora do Pará para continuar com obras estratégicas para o desenvolvimento do estado, como o Ação Metrópole, o bilhete único, as UPAS, as bases de polícia comunitária, o bolsa trabalho e outros empreendimentos que vão gerar emprego e renda para o estado como a siderúrgica de Marabá, a fábrica de MDF, a fábrica de chocolate e o pólo de biodiesel.

Fonte: Assessoria de Imprensa13.