Pesquisa aponta empate técnico na disputa ao Governo de Goiás

A edição de 21 de outubro de 2010 do Jornal O Popular trouxe hoje a primeira rodada da pesquisa sobre 2º turno que mostra o candidato tucano, Marconi Perillo com 48% das intenções, ante 44% do peemedebista Iris Rezende. Vantagem de senador está dentro da margem de erro. Por Carlos Eduardo Reche

A primeira pesquisa Ibope/TV Anhanguera sobre a disputa de segundo turno para o governo de Goiás, realizada entre os dias 17 e 19, traz o senador Marconi Perillo (PSDB) 4 pontos porcentuais à frente do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB). Segundo o levantamento, o tucano tem 48%, diante de 44% do peemedebista. Como a margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos, os candidatos estão empatados tecnicamente (click no link e veja diretamente do site do Jornal).

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores em 56 municípios. Segundo a pesquisa, 5% dos eleitores estão indecisos e 3% votariam em branco ou nulo se a eleição do dia 31 de outubro fosse hoje.

A pesquisa foi realizada após Iris receber o apoio do candidato derrotado do PR ao governo, Vanderlan Cardoso, do governador Alcides Rodrigues (PP), anunciado no dia 14.

O Ibope calculou os votos válidos da disputa ao governo e a distância entre Iris e Marconi permanece em 4 pontos porcentuais, com empate na margem de erro. O tucano tem 52% das intenções e o peemedebista, 48%.

Os votos são calculados por meio da exclusão dos eleitores indecisos e que afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Regiões


Na divisão da pesquisa por regiões, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende vence o senador na capital por 52% a 38% dos votos. 

Marconi vence em duas, perde em uma e está empatado tecnicamente com Iris em outra – o levantamento está dividido em quatro regiões.Os eleitores indecisos somam 5% e 6% afirmam que votariam em branco ou nulo.


No Centro, onde estão Aparecida de Goiânia e Anápolis, Marconi e Iris repetem o empate técnico da média geral da pesquisa: 48% a 44% para o tucano. Os eleitores indecisos somam 5% e 3% dizem que votarão em branco ou anularão o voto para governador.

Marconi vence Iris na Região Norte/Noroeste/Leste – onde está incluído o Entorno de Brasília – por 51% a 41%. Os eleitores indecisos são 6% dos entrevistados e 2% declararam voto em branco ou nulo para caso a eleição fosse hoje, diz o levantamento.

Marconi amplia sua vantagem sobre Iris na Região Sul do Estado, em que aparece com 54% das intenções, diante de 41% dos peemedebista. Os eleitores indecisos somam 4% na região e 1% prevê voto em branco ou nulo.

O Ibope também dividiu a pesquisa segundo a renda, idade, sexo e escolaridade dos entrevistados. Quando o critério é a renda, Iris tem 45% das intenções nas três faixas – até 1 salário mínimo, entre 1 e 2 e mais de dois mínimos. A vantagem de Marconi é maior entre os eleitores com renda superior a dois mínimos: 51%. O tucano tem 45% entre os eleitores com ganho entre 1 e 2 salários e 46% com aqueles até 1 mínimo.

Na divisão por gênero, Iris tem mais intenções de voto entre os homens: 48%, diante de 41% obtidos entre as mulheres. Marconi tem desempenho oposto: 50% de eleitores do sexo feminino e 46% do masculino, segundo o Ibope.

Quanto o corte da amostragem da pesquisa é por idade, Marconi alcança seu melhor índice entre os eleitores entre 16 e 24 anos de idade: 54%. Os índices dele variam de 46% a 45% na demais faixas etárias em que está dividida a pesquisa. Iris está mais bem posicionado entre os eleitores com 50 anos de idade ou mais (47%) e vai de 41% (16 a 24 anos) a 45% nas demais faixas etárias.

Quando o critério é a escolaridade, Iris melhora seu desempenho à medida em que diminui a instrução do eleitor (49% entre os que têm ensino primário e 40% entre os com curso superior). Marconi tem trajetória inversa: é mais aceito entre os eleitores com curso superior (52%) e menos aceito entre aqueles com ensino primário (43%).

Da redação local, com agencias