Sem categoria

Presidente boliviano destaca redução da pobreza

O presidente boliviano, Evo Morales, destacou, nesta quarta-feira (20), que os índices de pobreza de seu país diminuiram, desde 2006, de 42% para 31%, fruto de políticas sociais. Em um ato pelo 114 º aniversário da fundação do município de Anzaldo, o presidente observou que a estratégia do novo Estado Plurinacional é alcançar a igualdade e o benefício para todos os bolivianos, sem exceção.

Segundo o Executivo, os indicadores de pobreza manterão a tendência de diminuir, e nisso se sobressai a redistribuição de renda a partir da recuperação dos recursos naturais que chega aos setores vulneráveis como crianças, idosos e gestantes sob a forma de bônus ou ajuda financeira.

Morales disse que estes programas respondem ao estabelecido pela Constituição Política do Estado, vigente desde 07 de fevereiro de 2009. "A Bolívia começou a avançar, o que reconhece a comunidade internacional", disse o presidente, explicando que isso de deve ao patriotismo e a muito esforço.

Também salientou que, com uma administração austera e transparente, as Reservas Internacionais Líquidas (RIN, pela sigla em espanhol) aumentaram em quase cinco anos de US $ 1,7 bilhões a quase US$ 9 bilhões.

Morales lembrou que as políticas neoliberais dos governos anteriores propiciaram que, no país, ficassem apenas 18% dos lucros, uma fuga particularmente sensível no setor dos hidrocarbonetos.

Entre os desafios do futuro, ele mencionou a industrialização dos energéticos e do lítio. Durante a noite, o estadista entregou aos prefeitos dos municípios de Anzaldo recursos provenientes do Programa Bolívia Muda, Evo Cumpre e mais de 500 títulos de terra.

Fonte: Prensa Latina