Religiosos mineiros lançam manifesto de apoio a Dilma
Religiosos de vários segmentos se reuniram ontem, dia 20, para lançar o Manifesto de Cristãos sobre o atual momento político e apoio a Dilma no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte.
Publicado 21/10/2010 11:49 | Editado 04/03/2020 16:50

O manifesto foi iniciado com a citação da Bíblia “Se nos calarmos, até as pedras gritarão!” LC 19,40. O deputado estadual reeleito, Durval Ângelo (PT) abriu os trabalhos afirmando que este é um período muito importante da campanha. “O momento é de posicionamento, de atitude, precisamos mostrar nossos ideais”, disse.
O chefe de gabinete do presidente Lula e religioso, Gilberto Carvalho, disse a eleição de Dilma representa uma causa de amor, defesa das igrejas e da liberdade de expressão religiosa no país. “Nós estamos aqui defendendo um país, mas também estamos defendendo nossas igrejas, porque o equivoco que está acontecendo em parte de nossas igrejas nesse momento, com essa pregação moralista, covarde, que vitima o nosso povo, põe em risco nossas próprias igrejas. A história das nossas igrejas não pode ficar manchada com o que está ocorrendo. Era para ser uma campanha de amplo debate. Mas o outro partido percebeu que o discurso moralista pegava e o está utilizando para desviar a atenção do nosso povo para um discurso dos dois projetos que se colocam neste momento”, ressaltou.
O manifesto foi lido pela pastora Sônia e pela Irmã Márcia e muito aplaudido por todo público presente. A pastora lembrou que segundo a Bíblia a mulher veio da costela do homem. “Nós viemos da costela, osso duro de roer. E é muito emocionante ver uma mulher ser candidata e futura presidente desse país. Dilma representa as mulheres sofridas deste país. Quero dizer também que Lula arrumou a casa e agora nós vamos enfeitá-la juntas com Dilma”, destacou. A Irmã Márcia falou sobre a escolha do presidente. “Dilma nasceu nos cárceres da ditadura e é uma mulher muito forte e completa, por tanto pronta para governar o nosso país e merece o nosso voto”.
O deputado estadual e deputado federal eleito, Padre João (PT), incentivou o público a espalhar a mensagem do manifesto para as ruas. “Essa manifestação não pode ficar aqui entre quatro paredes. Vamos para as ruas mostrar a nossa convicção e dedicação neste processo”. Roberto Carvalho (PT), vice-prefeito de Belo Horizonte também deixou seu apelo. “Nós não vamos deixar a contra-maré voltar de jeito nenhum. Somos a favor do povo, então vamos trabalhar e vamos ganhar”, exaltou.
“A vitória da Dilma é a reafirmação de um processo democrático quês está instaurado neste país. Hoje o povo brasileiro tem dignidade e seria um retrocesso muito grande Dilma não ser eleita”, disse o Padre Manoel Godoy, diretor do ISTA. O aluno de filosofia, Antônio Guedes, também frisou seu apoio. “Dilma vai continuar a liberdade que temos no nosso país. O outro partido prega uma liberdade camuflada e nós não queremos isso”.
Gabriella Gualberto