Sem categoria

Engenheiros, arquitetos e agrônomos engrossam apoio a Dilma

Os engenheiros, arquitetos, agrônomos, urbanistas, geólogos, geógrafos, técnicos industriais e agrícolas uniram-se a outras categorias profissionais que divulgaram apoio oficial à candidatura de Dilma Roussef (PT) à Presidência da República. O apoio é justificado, entre outros motivos, pela criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que permitiu nos oito anos do Governo, “um novo ciclo de desenvolvimento econômico, com sustentabilidade ambiental e social.”

Além do PAC, os profissionais destacam o programa Minha Casa Minha Vida, “o maior programa de produção habitacional da história, garantindo o direito à moradia digna e o reaquecimento da cadeia produtiva da construção civil”, afirma o documento assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e mais de cem entidades de classe e profissionais da área.

O documento enumera os feitos dos oito anos de Governo Lula, com os dados de investimentos nas áreas energética (Luz Para Todos, hidrelétricas, energia eólica, petróleo etc), logística (portos, aeroportos, ferrovias, malha rodoviária etc) e infra-estrutura social e urbana (habitação, saneamento, drenagem etc).

E destaca ainda que “as políticas econômicas e sociais do Governo Federal, proporcionaram que 30 milhões de brasileiros ingressassem na classe média e 20 milhões deixassem a linha da miséria.”

13 motivos

Em referência ao número 13, da candidata, o documento cita 13 motivos para que as categorias profissionais optassem pela eleição de Dilma. Entre eles, destacam-se ainda, como parte dos interesses do setor, a duplicação do número de vagas nos ensino técnico e tecnológico e nos cursos universitários; a ampliação da assistência técnica aos agricultores rurais e a implantação da Engenharia e Arquitetura Pública nos assentamentos Urbanos.

O renascimento da indústria naval brasileira com a construção da platafoma P – 50 por estaleiros brasileiros e com exigência do conteúdo nacional nas compras da Petrobras também foi destacado como um dos motivos do apoio, além do novo marco regulatório nas exploração do Petróleo, garantindo recursos futuros para investir na educação e melhoria das condições de vida de todos os brasileiros.

Os profissionais também enfatizam a realização de concurso público para preenchimento de vagas na área tecnológica em Empresas Estatais, Universidades, Instituto Federais de ensino tecnológico, nas empresas de pesquisas e em órgãos públicos, como outro bom motivo para que manifestem publicamente apoio à Dilma.

E conclui dizendo que “votamos em Dilma porque ela demonstrou, na prática, compromisso com o setor e com os profissionais da área tecnológica do Brasil.”

De Brasília
Márcia Xavier