Sem categoria

Exposição celebra aniversário da ONU e conta história no Brasil

O 65º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU) será celebrado, no Brasil, com uma exposição fotográfica que conta a história da cooperação entre o País e a ONU. A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira (25), no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Coordenador-Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, além de ministros, diplomatas e representantes dos programas da ONU no País.

A exposição “Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações” conta, por meio de fotos históricas e inéditas, a participação do Brasil no processo de criação e consolidação do órgão, fundada em 1945 e que hoje reúne 192 Estados-Membros. No total, 85 fotos dão um panorama diversificado e atual sobre a parceria entre a ONU e o Brasil, que atualmente se posiciona como um dos novos líderes da comunidade internacional do século 21.

Imagens retratam diferentes projetos implementados em cooperação com as Nações Unidas, tanto no País como no exterior, e programas de assistência humanitária em situações de desastres naturais e reconstrução pós-conflito.

A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que dedicaram sua vida e marcaram a história da Organização, celebrando as conquistas alcançadas. Há ainda módulos especiais dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova Iorque, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores da Boa Vontade das diferentes agências que compõem o Sistema ONU.

A exposição ficará aberta ao público entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, no saguão de entrada do Palácio Itamaraty, em Brasília das 14 às 16h30 (de segunda e sexta-feira) e das 10 às 15h30 (durante os finais de semana e feriados). A entrada é franca.

A partir do dia 25 de outubro a exposição estará também disponível de maneira virtual através de um website especialmente criado para o Dia da ONU: www.unicrio.org.br/onu2010