Globo tenta esconder ligação de Aécio com dossiê

No dia 21, o jornal O Globo publicou sua decisão: “Inquérito liga violação de sigilo a Dilma, mas a PF tenta negar”. Ou seja, para quê órgãos de investigação e justiça? O leitor que passava pelas bancas não entendia nada, pois o jornal O Dia, que tem sido muito mais sensato nesta eleição, deu a seguinte manchete: “PF: dossiê-bomba vem da guerra de Serra contra Aécio”.

jornal

Na guerra eleitoral, a mídia vai se contradizendo e cada vez mais julgando e condenando, independente dos fatos. O Globo faz valer a alcunha da mídia de ser o “Quarto Poder”.

Ainda na capa, o jornal dos Marinhos faz questão de ligar a campanha de Dilma ao dossiê. “O inquérito da PF concluiu que o mandante da quebra de sigilo fiscal de tucanos foi o jornalista Amaury Ribeiro Júnior – que trabalhou na pré-campanha de Dilma Rousseff no início do ano”. O jornal ainda destacou mais quatro páginas ao caso. Apenas na última linha da matéria da capa, o jornal informa que Amaury “disse que investigava um suposto esquema de espionagem contra Aécio Neves, montado por pessoas ligadas a Serra”, mas isso para O Globo parece ser apenas detalhe.

O jornal O Dia segue uma linha racional e publica as conclusões da Polícia Federal. Segundo o jornal, “foi no fim de 2009, quando o mineiro Aécio Neves e o paulista José Serra eram adversários na disputa pela vaga de presidenciáveis do PSDB, que os dados fiscais de parentes de Serra foram acessados – não a pedido do PT” (Grifo nosso).

Parece ainda que os dois jornais entraram mesmo em rota de colisão, pois ainda na capa, o jornal dá manchete registrando que “Globo perde preferência nos direitos de transmissão do brasileirão”, o que o jornal O Globo também ignorou.

Marcos Pereira – jornalista do PCdoB/RJ