Sem categoria

Depois de Chávez, Evo visita o Irã para firmar acordos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, desembarcou em Teerã para uma visita de três dias, durante a qual vai negociar contratos nos setores de energia, indústria e comércio. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, organiza um jantar para homenagear o presidente da Bolívia, Evo Morales, que completa 51 anos.

A visita de Morales ocorre menos de uma semana após uma visita de dois dias feita por Hugo Chávez, presidente da Venezuela, que,assim como o governo boliviano, tem estreitado os laços com Teerã. Esta é a segunda viagem do boliviano à capital do Irã. A primeira aconteceu em setembro de 2008.

A Bolívia e o Irã estabeleceram relações em 8 de setembro de 2007, quando Ahmadinejad fez uma viagem a La Paz para firmar acordos comerciais e de energia. Em abril deste ano, foi nomeado o embaixador da Bolívia no Irã, Jorge Miranda. Recentemente o governo iraniano aprovou um programa de cooperação da mineração e da indústria têxtil na Bolívia, no valor de US$ 287 milhões.

Em Tabriz, Morales visitou uma fábrica de aeronaves e helicópteros de combate construídos com tecnologia comercial. O boliviano esteve também em uma fábrica de tratores. A ideia é desenvolver parcerias para a troca de tecnologia nestes setores, assim como nas áreas de indústrias de cimento, máquinas e alimentar.

Há dois meses, o ministro da Indústria e Minas do Irã, Ali Akbar Mehrabian, ao visitar a Bolívia, disse que havia interesses do governo Ahmadinejad em desenvolver projetos na área de exploração de mineração, incluindo depósitos de urânio. A informação foi divulgada pela ministra de Planejamento da Bolívia, Viviana Caro.

Com agências