Sem categoria

Irã inicia abastecimento de usina nuclear para fins pacíficos

Especialistas iranianos iniciaram nesta terça-feira (26) o abastecimento do reator da usina nuclear de Bushehr — localizada às margens do golfo Pérsico — com urânio enriquecido, informou a rede estatal “PressTV”.

A primeira central nuclear do país, já custou US$ 1 bilhão e deve iniciar as atividades assim que as 163 barras de urânio enriquecido forem introduzidas no núcleo do reator.

A informação foi antecipada na segunda-feira (25) pelo presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Alaedin Boroujerdi, que definiu a ocasião como "uma grande vitória do Irã" sobre as grandes potências.

"Alemanha, Reino Unido e França se opuseram a transferir aos pesquisadores a tecnologia para [construir] centrífugas. Mas hoje em dia, temos entre 7.000 a 8.000", destacou Boroujerdi, citado pela agência estatal Irna.

O governo iraniano afirma que a usina será usada para fins pacíficos e nega as acusações dos Estados Unidos e outros países que o acusam de desenvolver um programa nuclear para fins militares.

“A usina nuclear de Bushehr é um dos principais projetos do Irã, que ajudarão a produzir formas alternativas de energia”, disse à estatal Boroujerdi. "Apesar das políticas dos Estados Unidos e de certos Estados europeus, que impuseram sanções à República Islâmica, seguiremos adiante com nossas políticas. Se eles não constroem uma usina para o Irã, o Irã o fará por si próprio", acrescentou.

Teerã informou que a eletricidade que será produzida pela usina irá aumentar a oferta de energia nacional. De acordo com Boroujerdi, o país espera produzir 1.000 megawatts de eletricidade a partir de 2011.

Bushehr

A usina nuclear de Bushehr começou a ser construída na década de 1970 com ajuda da Alemanha, mas o projeto foi interrompido pela Revolução Islâmica de 1979, que depôs o último Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlevi.

Os trabalhos foram retomados há dez anos, com a colaboração da Rússia, e concluídos em meados deste ano após uma série de atrasos.

Em 21 de agosto, as autoridades nucleares iranianas anunciaram que já tinham dado início aos trabalhos de abastecimento da usina.

Com informações das agências