Sem categoria

Mineiros chilenos preparam denúncia contra Estado e mineradora

Os mineiros resgatados do fundo da mina San José, no deserto de Atacama, apresentarão uma demanda contra o Estado e contra os donos da citada mina, associada às causas do deslizamento de 5 de agosto.

Segundo confirmou, na sexta-feira (22), o advogado Edgardo Reynoso, em representação de 31 dos 33 trabalhadores que permaneceram 70 dias presos, a denúncia busca esclarecer as responsabilidades públicas e privadas nos atos relacionados com o colapso da referida mina.

Vai ser pedido aos proprietários da galeria e também à fiscalização, pela negligência das autoridades da Mineração, de Saúde e da Direção de Trabalho, disse Reynoso. O especialista em assuntos jurídicos recordou que o Serviço Nacional de Geologia e Mineração é o responsável por fiscalizar a segurança das operações mineiras.

Ele acrescentou que a determinação dos trabalhadores se faz depois das declarações da ministra de Trabalho, Camila Merino, que sugeriu que o Governo dispunha de antecedentes sobre os problemas de segurança na mina San José.

"Tínhamos indícios de problemas de segurança e deveríamos ter atuado com antecipação", disse Merino, que logo se retratou e disse que era "impossível que o Governo houvesse tido antecedentes sobre o que passou nas horas antes ao deslizamento".

Interrogado sobre a afirmação inicial de Merino, o ministro de Mineração, Laurence Golborne, assegurou que a entidade que encabeça não dispunha de informação a respeito e disse que se algum outro funcionário público gerenciou dados que poderiam ter evitado o ocorrido, deverá responder para a justiça.

Fonte: Adital