TRE do Ceará cassa mandato de três vereadores de Palhano

PCdoB poderá assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores do município.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou nesta segunda feira, dia 26 de outubro, mais dois vereadores do município de Palhano por prática de captação ilícita de votos nas eleições municipais de 2008. Os vereadores penalizados pela decisão do TRE são: José Rocha Filho e Francisco Erikson Ferreira, ambos do PP. Em decisão anterior, do dia 29 de setembro deste ano, o TRE já havia também decidido cassar o registro o vereador Marcione Correia Rodrigues da Silva (PP) pelo mesmo motivo.

Seguindo a determinação do TRE, o Presidente da Câmara José Ribeiro da Silva (PSDB) já empossou o suplente de vereador Afonso Cardoso (PP) na vaga do Marcione Correia Rodrigues da Silva. O presidente aguarda comunicado da justiça eleitoral para convocar os dois novos vereadores que substituirão os cassados. Na vaga do Francisco Erikson de Ferreira tomará posse Aloísio Arruda (PP) e na vaga de José Rocha Filho será empossado Paulo Pereira (PP).

Ainda aguardam julgamento os vereadores Raimundinho do Cajueiro (PSDB) e Ivanildo Nunes (PT), pelo TRE-CE. Caso o segundo vereador seja cassado, o suplente de vereador Josimar Barros da Silva (PCdoB) assumirá a vaga, pois a coligação para vereadores em 2008 era constituída pela legenda: PP-PT-PCdoB.

O processo de cassação dos três vereadores e dos dois que ainda aguardam julgamento teve inicio com a desaprovação das contas de campanha pelo Ministério Público Eleitoral, o que foi aceito pela justiça eleitoral em sua primeira instância. Na apresentação do balancete de despesas, constavam gastos com combustível e os vereadores declararam não possuir e nem ter contratado veículos para realizar trabalhos de campanha. O fato levou o Ministério Público a subentender que as notas de pagamento na compra de combustível era para distribuição com os eleitores.

De Palhano,
Valdivino Neto (Membro do Comitê Estadual e dirigente do PCdoB em Palhano)