Sem categoria

Unasul presta ajuda de emergência ao Haiti para lidar com cólera

O Secretário-Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Nestor Kirchner, manifestou a disposição do bloco para ajudar o Haiti a controlar uma epidemia de cólera que já tirou mais de 250 vidas.

Há uma forte solidariedade para ajudar o Haiti a enfrentar esta emergência de saúde, tanto em termos de assistência como na prevenção, disse o ex-presidente argentino em um comunicado.

A assistência a ser fornecida para controlar a cólera na empobrecida nação caribenha, devastada por um terremoto no início deste ano, será coordenada pela Unasul, a fim de otimizar o material e recursos financeiros, e encurtar os prazos de entrega.

De sua parte, a chancelaria argentina disse que contatou o escritório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), através da Comissão Capacetes Brancos, para "avaliar os possíveis cursos de ação a respeito do surto de cólera forte no Haiti".

Em um comunicado divulgado através de seu site, disse que, preventivamente, está verificando a disponibilidade de suprimentos maior necessidade, tais como antibióticos, sais para reidratação, soro fisiológico e elementos para purificação de água.

Embora não haja pedido formal do governo haitiano, também são mantidas discussões com os argentinos do Ministério da Saúde para coordenar um possível grupo de especialistas nesta doença, que seria levado para o país caribenho, acrescentou a fonte.