Sem categoria

Ministros da Saúde da Unasul debatem epidemia no Haiti

Os Ministros da Saúde da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), realizaram neste domingo (25) uma videoconferênciareunião coordenada pelo ministro equatoriano, David Chiriboga, presidente pro tempore do Conselho Regional.

O motivo da reunião é planejar uma ajuda de emergência ao Haiti por conta da a crise de saúde iniciada por uma epidemia de cólera que já causou 253 mortes e com mais de três mil pessoas hospitalizadas, com suspeitas de terem contraído a enfermidade.

Ministros dos 12 países sul-americanos estavam confirmados para a videoconferência. Estava prevista, ainda, a emissão de uma resolução sobre a estratégia do apoio da Unasul para o Haiti.

Chiriboga disse que o Equador colabora mediando o envio de água potável, sais de reidratação oral, antibióticos, soro parenteral de cloro para desinfectar água e objetos de uso pessoal, sabonetes para higiene pessoal, álcool e desinfetante para as mãos.

Também se busca o envio de luvas para o manejo de pacientes e medicamentos específicos para o tratamento da doença, pois as unidades de saúde do país foram alertadas sobre a situação de alerta epidemiológico.

O Ministério da Saúde Pública do Equador alertou o público sobre medidas preventivas como lavar as mãos frequentemente e consumir água potável e alimentos seguros como parte das medidas para proteger a região a partir da disseminação da doença.

Nos portos e aeroportos começou a ser divulgado boletim informativo para os passageiros que começaram sua jornada em um país do Caribe, orientando que em caso de diarréia entrem em contato com as autoridades sanitárias ou de migração do aeroporto.

Fonte: Pensa Latina
Tradução: Luana Bonone