Sem categoria

Novo ataque aéreo dos EUA deixa 7 mortos no Paquistão 

Ao menos sete pessoas morreram no terceiro ataque aéreo perpetrado nas últimas 24 horas por aviões teleguiados dos Estados Unidos direcionados contra supostas posições rebeldes no noroeste do Paquistão. 

A televisão DawnNews informou que o bombardeio de quinta-feira (28) teve como alvo uma casa localizada na Ditta Khel, um distrito zona tribal do Waziristão do Norte, onde oito pessoas morreram devido aos mísseis disparados de aeronaves não tripuladas operadas pela CIA.

O relatório disse que o número de mortos pode aumentar porque vários dos feridos estão em estado crítico.

As incursões de aviões teleguiados dos EUA dentro do território do Paquistão têm aumentado nos últimos dois meses, apesar dos protestos de Islamabad – capital do país -, que considera injustificável e uma violação da soberania nacional.

Paquistão, um aliado dos EUA na chamada "luta contra o terrorismo", também acredita que os ataques são contraproducentes porque exacerbam o sentimento antiamericano entre a população local, devido ao número elevado de vítimas civis que eles causam.

Em setembro passado, aviões norte-americanos bombardearam o noroeste do Paquistão pelo menos 23 vezes, e em outubro já foram notificadas 16 missões, matando quase 200 pessoas no total.

Washington afirma, entretanto, que o chamado cinturão tribal paquistanês esconde os rebeldes afegãos e membros da Al Qaeda que declaram guerra contra as tropas dos EUA e as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone