Sem categoria

Calderón responsabiliza EUA por violência de drogas no México

O presidente do México, Felipe Calderón, disse em uma entrevista à BBC que os Estados Unidos têm uma "clara responsabilidade" na questão da violência gerada pelo tráfico de drogas no seu país, e que não estão "fazendo a sua parte" para combater esse problema.

Em uma conversa com o jornalista Stephen Sackur no programa de televisão "HARDtalk", Calderón argumentou que o vizinho do norte é o maior comprador de drogas dos cartéis mexicanos e o maior fornecedor de armas para eles.

Só no ano passado, a violência gerada pelo narcotráfico resultou na morte de mais de 7 mil pessoas. Desde 2006, as mortes superam 28 mil.

"Estamos vivendo do lado do principal consumidor de drogas do mundo, para quem todo mundo quer vender drogas. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos eliminaram a proibição sobre as armas de assalto em 2004 e isso deu aos criminosos o maior número de armas da história do México", afirmou o líder mexicano.

"Os Estados Unidos têm uma clara responsabilidade. Não os culpo por tudo, mas claro que têm uma responsabilidade clara, porque proporcionam o mercado para os traficantes e criminosos, estão proporcionando armas e precisam fazer muito mais em relação à redução do consumo de drogas e para frear o fluxo de armas para o México."

Calderón também destacou a "ameaça regional" causada pelo problema. "Nosso maior desejo na região é o desenvolvimento, mas nosso maior obstáculo é o crime organizado transnacional, que não conhece fronteiras. Não é possível enfrentar esse problema de forma independente", disse.

Com BBC Brasil