Sem categoria

Ministro francês anuncia retirada de tropas do Afeganistão

Com o esclarecimento de que o anúncio está desvinculado de ameaças proferidas ontem supostamente por Osama bin Laden, o ministro de Defesa da França, Hervé Morin, anunciou a retirada de suas tropas do Afeganistão em 2011.

Em declarações à emissora de rádio e televisão RTL, Morin destacou que dentro de um acordo da França e alguns países da OTAN, no início de 2011 ocorrerá a saída gradual dos efetivos militares franceses desse território centro-asiástico.

Há uma data estabelecida pela OTAN no marco de sua nova estratégia, no início de 2011, para transferir um conjunto de distritos aos afegãos, reforçou o titular.

Bin Laden

Além disso, Morin, que repetiu que a informação não se relaciona com as supostas ameaças de Bin Laden a Paris ontem, indicou que os primeiros movimentos de preparação da retirada "podem ocorrer na atualidade".

Apesar do esforço para demonstrar que seus comentários não se associam ao difundido quarta-feira (28), o certo é que a França está há quase dois meses sob uma síndrome de atos terroristas em seu território, o que é também considerado uma cortina de fumaça política por alguns analistas, já que Sarcosy está com a moral baixa e enfrenta vigorosa resistência da classe trabalhadora contra seu projeto para a Previdência, que eleva a idade mínima para aposentadorias proporcionais (60 para 62 anos) e integrais (65 para 67 anos).

O sequestro de cinco cidadãos franceses no Níger por um suposto comando da Al-Qaeda e as palavras de Bin Laden à cadeia de televisão Al-Jazeera, completaram o panorama de medo na sociedade.

Fonte: Prensa Latina