Sem categoria

Lula culpa Congresso por demora na decisão sobre Ficha Limpa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (31) o trabalho do Congresso Nacional, que aprovou a Lei da Ficha Limpa sem deixar claro se a norma tinha efeito retroativo, sendo válida para estas eleições. Para ele, deputados e senadores deveriam ter estabelecido na lei quem poderia se candidatar para que isso não fosse decidido pela Justiça.

“O Congresso Nacional poderia ter sido mais preciso. Os 81 senadores e os 513 deputados têm uma parcela de culpa em tudo isso”, afirmou o presidente em entrevista coletiva concedida logo após votar em São Bernardo do Campo. “A lei poderia ser clara.”

Lula afirmou que é um erro definir questões políticas no Judiciário. Defendeu também que os candidatos que receberam votos para serem eleitos tomem posse, conforme decidido pelo eleitor. “O político sai candidato, é eleito, mas depois são pode assumir. Então, que não deixassem ele ser candidato”, criticou.

O presidente ainda comentou a situação do deputado federal eleito Tiririca, do Partido da República. Tiririca foi o candidato mais votado do país, com mais de 1 milhão de votos. Entretanto, terá de provar à Justiça que é alfabetizado antes de assumir seu cargo no Congresso Nacional.

“Acho uma cretinice o que estão tentando fazer com o Tiririca. É desrespeitar 1,5 milhão de pessoas que votaram nele”, disse Lula. “Quem tem que fazer prova [para provar que é alfabetizado] é quem está pedindo para ele fazer a prova.

Agência Brasil