Dilma Rousseff: primeira mulher presidente do Brasil

No dia 31, o Brasil viveu  um momento histórico ao eleger a primeira mulher presidente, a candidata do PT, Dilma Rousseff, mineira de 62 anos. Em Pernambuco, Dilma ganhou com mais de 75% dos votos, ultrapassando a meta traçada pela coordenação da campanha petista no Estado, que previu uma votação superior aos 72%.

Assim que as urnas foram fechadas, a militância começou a se reunir no Marco Zero, para acompanhar a apuração nos dois telões instalados ao lado do palco. Quando Dilma foi oficialmente anunciada como a nova presidente do Brasil, mais de 15 mil pessoas já festejavam a vitória petista no local.

O vermelho tomou conta do local, com pessoas de todas as faixas etárias portando bandeiras da candidata petista. Um palco e os telões permitiram acompanhar a apuração ao som de frevo, samba e forró, com diversos artistas se apresentando voluntariamente, acompanhados dos gritos da multidão a cada novos números anunciados.

Na avaliação do ex-prefeito do Recife, três fatores foram fundamentais para a eleição de Dilma: a força da militância, que foi às ruas quando sentiu seu projeto ameaçado no segundo turno; a capacidade do presidente Lula de transferir votos para sua candidata e a melhora no desempenho dela nesta reta final.

No Recife, Dilma teve 66.35% dos votos, contra 33.65% de José Serra (PSDB). Em Pernambuco, os números são de 75.65% a 24.35%. O resultado alcançou a meta da coordenação da campanha no estado, de fazer os votos de Dilma se aproximarem do resultado obtido por Eduardo Campos, que teve 82.84%% dos votos, enquanto a petista ficou com 61,74%. "Quero agradecer o esforço do governador, que foi muito importante para a vitória nesse segundo turno", disse João Paulo em seu discurso. Eduardo Campos e os senadores eleitos Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) não puderam comparecer por estarem acompanhando a apuração em Brasília.

O evento reuniu, além do coordenador da campanha de Dilma em Pernambuco, João Paulo (PT); o coordenador executivo da campanha e presidente estadual do PT, Jorge Peres; e os deputados estaduais Luciano Siqueira (PCdoB), Teresa Leitão (PT) e Isaltino Nascimento (PT).

Jorge Perez destacou a derrubada de mais um grande preconceito: "Depois de eleger um operário nordestino presidente, agora vemos uma mulher ocupar esse espaço pela primeira vez." A platéia fez questão de ver o primeiro discurso de Dilma como presidente, fazendo com que as lideranças locais, já prontas para falar, aguardassem mais um pouco.

Participaram do evento os artistas Belo Xis, Wellington do Pandeiro, Ramos Silva, acompanhados da banda Samba da Aurora, Trio Tangará, Chico Bala, Patrícia Cruz, Roberto Cruz, Beto Ortiz, Eduardo Moreno, Som da Terra, Rossane Simpson, Claudionor Germano, Nonô Germano, João do Morro, Cristina Amaral, J. Michaelis e Kleber do Cascabulho.

Fonte: PTPE