A terceira vitória do povo!
A eleição de Dilma Rousseff foi um fato histórico, de intensa repercussão no mundo inteiro. Ela é a primeira mulher eleita presidente do Brasil, um marco para um país que ainda enfrenta preconceitos em relação às mulheres. Além disso, a eleição de Dilma significou a continuidade do ciclo político iniciado pela vitória de Lula em 2002.
Publicado 03/11/2010 17:44 | Editado 04/03/2020 16:54
Artigo de Milton Alves* no blog: www.miltonalves.com
Trata-se de um processo político de caráter genuinamente democrático e popular, que assegurou inúmeras conquistas econômicas e sociais para a maioria do povo brasileiro. Os oito anos de Lula criaram as bases políticas e econômicas para uma maior e mais rápida expansão e consolidação de um modelo econômico e social que combine crescimento e distribuição de renda, desenvolvimento e proteção ambiental, geração de oportunidades e solidariedade social.
A ampla vitória da aliança de Dilma lhe confere um precioso capital político para aprofundar o curso, o rumo, iniciado pelo presidente Lula. É inegável que o eleitorado optou para avançar nas conquistas, na continuidade dos programas sociais e na manutenção das políticas públicas indutoras da economia, como por exemplo, o PAC – Plano de Aceleração do Crescimento.
Também o voto em Dilma foi resultado da vertiginosa ascensão social ocorrida nos últimos anos no país: foram quase 30 milhões de brasileiros que atingiram a classe média e mais de 20 milhões que se afastaram da faixa de pobreza absoluta. Ou seja, uma população inteira da Argentina teve a sua vida impactada para melhor no governo transformador de Lula. Toda essa massa da população tem plena consciência e convicção de que as suas conquistas são resultantes da gestão do presidente Lula. Talvez aí resida uma chave para a explicação do sólido apoio ao governo de Lula e sua aprovação recorde. Esse novo Brasil não foi captado pela campanha da oposição. Ao contrário, na tentativa de negar os êxitos e avanços do período de Lula, partiram para o confronto eleitoral munidos da arma da descontrução e do perigoso flerte com um extremismo de corte conservador.
O compromisso de Dilma de erradicar a miséria e aprofundar as políticas públicas e programas iniciados por Lula são as expectativas que embalam a base social identificada com atual governo. Daí reside a sua força moral e política. Portanto, a terceira vitória do povo apenas começou…
* É presidente estadual do PCdoB-PR e membro do Comitê Central