Livro sobre história do PCdoB é lançado no dia 9 em Porto Alegre

Ocorre na próxima terça-feira (09), às 19h, o lançamento do livro Contribuição à História do Partido Comunista do Brasil na Sede estadual do PCdoB/RS (Santo Antonio, 64, Porto Alegre). O livro custa R$ 35.

livrohistoriadopcdob - divulgação

O lançamento é uma promoção conjunta dos mandatos do deputado Raul Carrion e Manuela d’Ávila. Participam da sessão de autógrafos os organizadores José Carlos Ruy e Augusto Buonicore, e os autores Raul Carrion e Diorge Konrad, além de dirigentes da legenda, parlamentares e militantes.

A publicação reúne fatos, dados, informações, interpretações de episódios históricos e opiniões acerca da presença do Partido Comunista do Brasil na história brasileira.

A obra é composta por textos de Augusto Buonicore, Diorge Konrad, Raul Carrion, Romualdo Pessoa Campos Filho, quatro historiadores; Loreta Valadares (in memoriam), professora de Ciência Política; José Carlos Ruy e Osvaldo Bertolino, dois jornalistas; Aldo Arantes, advogado e ex-deputado federal. Há ainda um raro depoimento de João Amazonas, no qual discorre sobre sua vida e traça um painel vivo da trajetória da legenda que liderou por décadas.

A obra remonta a 1997, quando a direção nacional do Partido, por proposição de João Amazonas, constituiu uma comissão especial para redigir a história do Partido. Amazonas, à época, apresentou a diretriz que regeria o trabalho: nada de interpretações triunfalistas que alardeassem tão somente os acertos, mas uma análise viva, crítica, multilateral, alicerçada em fontes históricas sólidas.

“O PCdoB é uma legenda que beira os 90 anos, em um país em que os partidos, em sua maioria, têm vida efêmera e precária”, afirma Carrion.

De Porto Alegre,
Isabela Soares