Sem categoria

Observatório de Favelas debate Dia da Favela e eleição de Dilma

Em editorial, o Observatório de Favelas fala sobre o Dia da Favela, que é nesta quinta-feira (4), e noticia ao seu público, à sua forma, a eleição da presidente Dilma Rousseff.

Em 04 de novembro de 1900, um delegado enviou mensagem ao chefe da polícia, Enéas Galvão. Ele sugeria que fosse tomada alguma atitude, por parte da polícia, com a favela que hoje é conhecida como Morro da Providência, surgida três anos antes e recomendava uma “limpeza”, termo que dá o tom do entendimento que se havia na época: a favela era um “problema” sanitário, policial e moral.

A data tornou-se um marco, possivelmente porque simboliza a luta que a favela e seus moradores empreendem há mais de um século. Contestar estereótipos e uma dada visão que se tornou hegemônica – a de que a favela é um problema para a cidade, um mal que precisa ser extirpado – constitui-se ao longo do século XX como uma das principais bandeiras daqueles que militam cotidianamente por uma cidade menos desigual.

Há que se reconhecer que, ao longo dos últimos 110 anos, avançou-se nessa questão. Mesmo que ainda hoje a favela seja alvo de preconceito, de políticas precárias e que não tenha sua importância social e cultural devidamente reconhecida, nesta primeira década de século XXI já podemos testemunhar a emergência de novos discursos e iniciativas. Seja no campo da cultura, das políticas públicas ou através da força da sociedade civil organizada, a favela vem conquistando seu espaço enquanto principal referência para o desenvolvimento social da cidade. Sinal dos tempos é, portanto, o que hoje representa o dia 04 de novembro, o Dia da Favela, decretado por lei municipal, no Rio de Janeiro, desde 2006.

Para esta quinta-feira (4) estão programadas uma série de atividades na cidade. É importante a participação da população, favelada ou não. Seja para seguir lutando pelo lugar que cabe aos espaços populares, seja para celebrar conquistas. A favela estará no centro da cidade, no centro do debate que ocorrerá com convidados ilustres da UFRJ. A favela estará na zona sul, no subúrbio, na praça e nas ruas. É dia de sair de casa para gritar contra as desigualdades e mostrar que não há cidade partida. A favela é cidade. Cidade é favela.

A pátria tem uma presidenta

Esta publicação não poderia deixar de fazer menção ao processo eleitoral que se concluiu no último domingo. O Observatório Notícias & Análises é uma publicação que tem como proposta editorial oferecer ao leitor informação e notícias de interesse público. Por esta razão, cabe ressaltar o caráter histórico da eleição presidencial. É cedo para se medir o impacto da eleição de uma mulher para ocupar o principal cargo da República. Entretanto, não há como negar a importância deste fato no contexto de uma sociedade profundamente machista onde a luta das mulheres ainda encontra amplas razões de ser.

O Observatório Notícias & Análises deseja que este seja um mandato de acordo com a grandeza desta eleição: que os avanços conquistados nos últimos anos possam ser aprofundados e que os muitos tropeços sejam superados. Reduzir as desigualdades que assolam o país segue sendo a questão central para todo e qualquer governo. Que nos próximos quatro anos caminhemos a passos largos para superá-la.

Fonte: Observatório da Favela