Organização estreia portal voltado para estruturação partidária
Novembro começa com uma novidade no âmbito da estruturação partidária. Está sendo lançado hoje, 3, o Portal da Organização. O objetivo da nova ferramenta é ser um espaço que permita estimular e induzir o debate político-partidário, despertando o espírito militante que caracteriza as fileiras comunistas.
Publicado 03/11/2010 11:41

“É um instrumento voltado para o aprimoramento cotidiano da construção permanente do partido, tema sempre estratégico para o PCdoB. E a organização materializa esse papel”, diz Walter Sorrentino, secretário de Organização. Para ele, “ou o partido funciona desde a base em múltiplas e variadas organizações, ou não se transforma em força efetiva para alcançar seu programa e projeto”.
Neste sentido, o Portal da Organização volta-se essencialmente para ser mais um instrumento que auxilie a governança da vida partidária por meio da política renovada de quadros, permitindo revolucionar a vida militante a partir da base das organizações partidárias.
Momento estratégico
A estreia da página acontece num momento estratégico para o PCdoB. “O partido vem de grande batalha eleitoral, alcançou uma vitória política, um resultado satisfatório. Entretanto, são cada vez maiores as pressões advindas deste curso de acumulação de forças. Pressões no sentido de não valorizar sua organização e força militante para determinados tipos de batalha, não cuidar devidamente da inserção e luta social do partido, subestimar o papel de direções e organizações partidárias de base”, explica Sorrentino.
O dirigente lembra que “o PCdoB é partido de programa, projeto e de caráter militante. Quer ser uma força decisiva e para isso carece de aprimorar seu funcionamento estruturado, sobretudo seus quadros e direções. É preciso fazer frente aos desafios políticos sem, entretanto, perder de vista o sentido estratégico da nossa luta, que invoca um partido de vanguarda”.
O aprimoramento do trabalho organizativo tem sido aplicado com maior ênfase a partir do 12º Congresso do partido, tendo por base resolução específica sobre a questão da construção partidária. “O tema da estruturação do partido não é especializado, é tema político, ideológico e organizativo. Por isso, todos os quadros precisam se ocupar dele, nenhum pode dizer que não sabe o que escrever a seu respeito. O Portal é o estuário para esse debate”, aponta Sorrentino.
Para facilitar essa relação entre a base e o partido, o novo portal terá um Fórum de Quadros; a edição, futuramente, do boletim Estudos Estratégicos; os espaços Base em ação e Mural da Vida Militante, dirigidos à vida das organizações dirigentes e de base, englobando as frentes de trabalhadores, juventude, mulheres e movimento popular. A concepção desses espaços parte do princípio de que a organização interrelaciona-se com a política, os movimentos sociais, a luta de ideias etc. “Estamos conclamando a todos que visitem, participem e escrevam no portal. A horizontalidade e a interatividade em tempo real prometem ser uma novidade importante para a missão de aprimorar o trabalho organizativo”, coloca o dirigente.
Em alusão a poema de João Cabral de Melo Neto (leia íntegra abaixo), Sorrentino destaca que “um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos”.
O acesso à página da Organização será feito pela página do PCdoB a partir desta quarta-feira. Clique aqui para conhecer o portal.
João Cabral de Melo Neto
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.
Da redação