PSDB e DEM, que teve candidato a vice, também diminuem no RJ

A derrota nacional de José Serra e do DEM também foi sentida pelos dois partidos no Rio de Janeiro. Nem mesmo tendo o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia, e o candidato a vice-presidente, deputado Índio da Costa, foi possível salvar as duas legendas.

O DEM ainda amargurou uma derrota maior, pois contava eleger o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, para o Senado Federal, acreditando manter uma forte oposição na Casa onde o governo Lula teve maiores problemas nos últimos oito anos.

Cesar ficou em quarto lugar, atrás de Lindberg, Crivela e Picciani (os dois primeiro eleitos). Mesmo na capital do Rio, onde foi prefeito por três, Cesar ficou em quarto lugar, com apenas 14,6% dos votos. Resultado que pode abalar sua pretensão de voltar à Prefeitura.

Na eleição legislativa, ambos também diminuíram de tamanho. O DEM elegeu dois deputados federais, tinha cinco; e um estadual, tinha três. Em 2011, o PSDB vai passar de cinco para quatro deputados estaduais; e de quatro para dois deputados federais.

Veja abaixo as bancadas federal e estadual que tomarão posse a partir de 2011:

Deputados Federais:

PMDB e PR: 8
PT: 5
PDT, PP e PSB: 3
DEM, PSC, PSDB, PSOL, PV: 2
PCdoB, PHS, PPS, PRB, PRTB, PTB: 1

Deputados Estaduais:

PMDB: 12
PDT: 11
PR: 9
PT: 6•PSB PSDB: 4•PPS PSC: 3
PP, PMN, PRB, PSOL, PV: 2
PCdoB, DEM, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB, PTB, PTN: 1