Atuação do PCdoB em Caxias é destaque no Portal da Organização

O PCdoB em Caxias do Sul foi o exemplo nacional escolhido para inaugurar o Portal da Organização (www.portaldaorganização.org.br), uma ampla e inovadora ferramenta de comunicação sobre o trabalho de construir o PCdoB.

PCdoB Caxias - Divulgação

Berço de algumas das principais lideranças comunistas no estado – o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, é de Caxias, assim como Abgail Pereira, futura secretaria de Turismo do governo de Tarso Genro, e do deputado federal eleito Assis Melo, vereador mais votado da história do município – a cidade tem ainda dois membros atuais no Comitê Central do PCdoB e uma forte atuação política ponteada pelo Sindicato dos Metalúrgicos. “Que outra cidade, não capital, ostenta esses índices?”, enfatiza o texto.

A experiência gaúcha foi documentada no Encontro dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS), ocorrido em 1 de julho de 2010, com a direção nacional, onde compartilharam suas experiências organizativas com todo o Partido, através do Portal. Conforme o texto, Caxias reúne, regularmente, 300 ou mais militantes dos quase 1400 filiados, para tratar da luta política, sindical, popular e da construção partidária. “Foi um desses momentos que protagonizamos, desta vez tendo por pauta exatamente o partido em Caxias: sua história, sua experiência, como funciona, porque foi vitorioso… Achei o resultado impressionante”, registra o editor do Portal.

Estimular o debate

No ar desde o dia 3, o Portal da Organização busca estimular e induzir o debate político-partidário, despertando o espírito militante que caracteriza as fileiras comunistas. “É um instrumento voltado para o aprimoramento cotidiano da construção permanente do partido, tema sempre estratégico para o PCdoB. E a organização materializa esse papel”, diz Walter Sorrentino, secretário de Organização. Para ele, “ou o partido funciona desde a base em múltiplas e variadas organizações, ou não se transforma em força efetiva para alcançar seu programa e projeto”. Neste sentido, o Portal da Organização volta-se essencialmente para ser mais um instrumento que auxilie a governança da vida partidária por meio da política renovada de quadros, permitindo revolucionar a vida militante a partir da base das organizações partidárias.

Dois pilares

O Portal terá duas pilastras centrais: a página do Mural da Vida Militante e a página da Política de Quadros. Para facilitar essa relação entre a base e o partido, o novo portal terá um Fórum de Quadros; a edição, futuramente, do boletim Estudos Estratégicos; os espaços Base em ação e Mural da Vida Militante, dirigidos à vida das organizações dirigentes e de base, englobando as frentes de trabalhadores, juventude, mulheres e movimento popular. “Estamos conclamando a todos que visitem, participem e escrevam no portal. A horizontalidade e a interatividade em tempo real prometem ser uma novidade importante para a missão de aprimorar o trabalho organizativo”, coloca Sorrentino.

Momento estratégico

A estreia da página acontece num momento estratégico para o PCdoB. “O partido vem de grande batalha eleitoral, alcançou uma vitória política, um resultado satisfatório. Entretanto, são cada vez maiores as pressões advindas deste curso de acumulação de forças. Pressões no sentido de não valorizar sua organização e força militante para determinados tipos de batalha, não cuidar devidamente da inserção e luta social do partido, subestimar o papel de direções e organizações partidárias de base”, explica Sorrentino.

O dirigente lembra que “o PCdoB é partido de programa, projeto e de caráter militante. Quer ser uma força decisiva e para isso carece de aprimorar seu funcionamento estruturado, sobretudo seus quadros e direções. É preciso fazer frente aos desafios políticos sem, entretanto, perder de vista o sentido estratégico da nossa luta, que invoca um partido de vanguarda”.