Bahia é o terceiro em inscritos para o Enem

Neste fim de semana (6 e 7/11), 428 mil baianos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. O estado é o terceiro em número de inscrição, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Em todo país, aproximadamente 4,6 milhões irão se submeter ao teste, de acordo com dados do Ministério da Educação – MEC.

“Além de se constituir num mecanismo democratizado de analise sobre o rendimento do aluno e da escola, o Enem abre as chances históricas de um aluno oriundo da rede pública ter acesso a uma vaga na universidade, através de programas como o Prouni”, destaca a deputada federal reeleita, Alice Portugal. O Programa Universidade para Todos, implantando em 2005, é um sistema de benefício a estudantes de baixa renda através de bolsas de estudo – integral e parcial de 50% e 25% – em faculdades, centros universitários e universidades. Somente em 2010, foram oferecidas 85.155 bolsas.

Além do Prouni, o Enem também é utilizado como forma de avaliação por 59 universidades federais de todo o país, que o adotam como processo seletivo para os cursos de bacharelado interdisciplinar. Na Universidade Federal da Bahia – UFBA, o Enem serve como fase única para o bacharelado – Artes, Ciências e Tecnologia, Humanidades e Saúde – e para os cursos superiores de Tecnologia – CSTs. No Brasil, mais de 600 Instituições de Ensino Superior utilizam os resultados do Exame como complementação a seus processos seletivos ou mesmo em substituição ao vestibular.

“O Enem fortalece a perspectiva de democratização do acesso às universidades e, ao contrário do vestibular, cuja máxima é o ‘decoreba’, o que conta é o conhecimento crítico do que é apreendido em sala de aula”, defende a secretária estadual de Juventude do PCdoB, Daniele Costa.

Informativos

A estrutura de avaliação do Exame consta de quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Quem ainda não recebeu a carta de confirmação, já enviada aos endereços dos inscritos, deve acessar o site do Enem (www.enem.inep.gov.br) para saber o local onde irá fazer a provas. O aluno deverá levar o seu cartão de confirmação da inscrição, documento de identificação original e uma caneta esferográfica preta.

A abertura dos portões será às 11h, com fechamento às 11h55; impreterivelmente. Início das provas ao meio-dia, segundo horário local.

De Salvador,
Camila Jasmin