Sem categoria

Mineiro chileno corredor participa da Maratona de NY

Depois de ficar mais de dois meses preso em uma mina no norte do Chile, Edison Peña viu sua fama pelas ruas dos Estados Unidos. Conhecido como ‘mineiro corredor’, ele participou da Maratona de Nova York neste domingo e viu o público norte-americano lhe receber com muitos gritos e aplausos durante a prova.

O mineiro começou sua participação nos 42,195 km no bairro de Staten Island e vários quilômetros depois, ao passar pelo Brooklyn, recebeu o apoio de muitos moradores, alguns deles hispânicos que gritavam “Chile, Chile”.

O chileno se converteu em celebridade instantânea em território nova-iorquino quando apareceu pela primeira vez para a imprensa durante a entrevista coletiva da prova, na última sexta-feira. No encontro, disse que correr a maratona era “uma das coisa mais importantes de sua vida”, principalmente para motivar as pessoas e as crianças.

Os organizadores da corrida em Nova York convidaram Edison Peña para participar do evento depois de saber que antes de ser resgatado na mina no Chile, ele corria diariamente entre as galeria do lugar para evitar a depressão e para se manter em forma.

Apesar de inicialmente dizer que dificilmente completaria a prova deste domingo, ele afirmou que desejava completar os 42,195 km. Na coletiva, ele disse que era um sonho disputar a maratona e que resolveu ir “apenas para participar e sentir a emoção”.

Peña – que recebeu o apelido de "Forrest Gump" pelo hábito de correr dez quilômetros diários dentro da mina – foi o 12º trabalhador resgatado em San José, no norte do Chile.

Apesar das difíceis condições de ar e luz na jazida, o trabalhador, de 34 anos, fez alguns ajustes para poder continuar sua prática desde 5 de agosto. Peña, que tem problemas de ouvido, de hipertensão e diabetes, pediu sapatilhas e short esportivo para poder correr melhor no período de clausura.

Com informações das agências