Ceará terá seminário sobre Transporte Público e Mobilidade Urbana

Fortaleza já beira os 2,5 milhões de habitantes. Destes, mais de 800 mil moram em favelas e áreas consideradas de risco. Um grande contingente populacional que necessita do transporte coletivo para locomover-se para o trabalho, escola e lazer, mas reivindica melhor e maior oferta no serviço.

Seminário Mobilidade Urbana

Para discutir a mobilidade urbana e o direito de um transporte público digno dessa fatia da população, será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, o Seminário Transporte Público e Mobilidade Urbana: Direito de Ir e Vir. O evento acontece no Auditório da Faculdade de Direito da UFC. O objetivo é promover uma ampla discussão com a sociedade civil, especialmente com as associações de moradores de bairros e favelas de Fortaleza, sobre a mobilidade urbana e transporte público de passageiros.

O evento é aberto, mas direcionado principalmente aos fortalezenses associados em entidades comprometidas com ações voltadas para os interesses da melhoria de vida da população, como as associações comunitárias nos bairros e favelas da cidade. A iniciativa é do Instituto da Cidade, da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza e da Universidade Federal do Ceará. As inscrições estão abertas. O seminário é gratuito e os participantes terão direito a almoço.

As 11 mil 339 ruas e avenidas de Fortaleza são percorridas por cerca de 1 mil 776 ônibus, que transportam, em média, 850 mil passageiros por dia. Nove terminais compõem o sistema integrado de transporte de Fortaleza, dos quais 07 são interligados (Antonio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Siqueira, Messejana, Conjunto Ceará), além dos terminais abertos da Praça do Coração de Jesus e Praça da Estação.

As reivindicações constantes dos movimentos populares são o aumento do efetivo urbano de transporte, a melhoria da qualidade destes, a ampliação e humanização dos pontos e paradas de ônibus, com acessibilidade para pessoas com deficiência, grávidas, idosos etc. O evento é o resultado de discussões promovidas pelas entidades proponentes, especialmente a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza com os seus representados, para contribuir com a melhoria do serviço de transporte público em Fortaleza.

Fonte: Assessoria de imprensa do Seminário