Greve dos servidores da Justiça do Rio completa 20 dias
A greve dos servidores do Judiciário no estado do Rio de Janeiro completou 20 dias. O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (SindJustiça) afirma que mais de 1 milhão de casos estão acumulados desde o início da paralisação, em 19 de outubro.
Publicado 08/11/2010 18:24 | Editado 04/03/2020 17:04
Com apenas 30% do efetivo trabalhando, a categoria está atendendo apenas os casos considerados de emergência, como liminares de pensões alimentícias, busca e apreensão de menores, liberação de verba para compra de remédios e alvarás de soltura.
A categoria quer a garantia de 24% de aumento para todos os servidores. Segundo o sindicato, o reajuste foi aprovado em 1987, no governo Moreira Franco. Depois de 22 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo cumprimento da medida a partir do dia 3 de setembro deste ano, mas o “governo do estado e o tribunal não cumpriram a determinação”.
O sindicato informou que a presidência do tribunal condicionou a abertura de diálogo à suspensão da greve. Em assembleia, no dia 4, entretanto, a categoria aprovou a continuidade da paralisação. Uma nova assembleia geral está marcada para o dia 11, às 15h, em frente ao Palácio da Justiça.