Sem categoria

Dutra mostra resultado da conversa com aliados a Dilma no sábado

Depois de receber lideranças do PR, PRB e PTN, na manhã desta quarta-feira (10), o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, deu por cumprida a missão que lhe foi delegada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, de fazer a interlocução com os partidos aliados. Ele disse que entregará o relatório com sugestões, reivindicações e nomes no próximo sábado (13) após o retorno da presidente eleita da viagem a Seul, na Coréia do Sul.

Após reunião fechadas com os partidos aliados da coligação, vai apresentar relatório com sugestões apresentadas para a formação do Governo Dilma. O documento será entregue nesse sábado. Em entrevista à imprensa, ele anunciou que concluiu a conversa com todos os 10 partidos da coligação, mais o PP, que não estava formalmente na coligação, mas apoiou a candidata Dilma no primeiro e segundo turno.

“Todos os partidos apresentaram sugestões na perspectiva de que vão participar do governo. Cabe a presidente dá os desdobramentos necessários”, disse Dutra, destacando que ouviu ponderações, reivindicações e sugestões de nome, que fará parte do relatório que ele vai preparar. “A partir dai ela vai montar a estrutura do governo e com certeza haverá mais conversas com os partidos e com os possíveis nomes que ela vai indicar”, esclareceu o dirigente petista.

Com relação ao PTB, ele disse que vai conversar com os líderes do Partido no Senado e na Câmara, não com os dirigentes que fizeram aliança com a oposição, mas que a bancada faz parte da base aliada do governo e pretende adotar o mesmo comportamento no Governo Dilma.

O dirigente petista repetiu a fala do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de que pode haver mudanças no atual desenho da Esplanada. "Nenhum ministério é propriedade de ninguém", advertiu, esclarecendo que a palavra final sobre manutenção dos espaços ou modificações será da presidente eleita.

O presidente do PT foi designado pela presidenta eleita para ouvir os representantes do PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PR, PSC, PTN, PRB e PTC, além do PP.

De Brasília
Com informações do PT