Sem categoria

Inscrições para Conferência sobre Desenvolvimento vão até sexta

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza a 1ª Conferência do Desenvolvimento (Code), de 24 a 26 de novembro, na Esplanada dos Ministérios. Com convocação especial feita às entidades dos movimentos sociais e a setores da universidade brasileira, a conferência tem entrada franca e o formulário de inscrição está disponível no sítio da Code. As inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Durante os três dias, serão nove painéis temáticos sobre o desenvolvimento, 88 oficinas do desenvolvimento e 50 lançamentos de livros. São esperados mais de 200 palestrantes e debatedores. O presidente Lula participará da abertura da Conferência e a presidente eleita, Dilma, do seu encerramento.

Diferente das cerca de 70 conferências realizadas durante os dois governos Lula, não haverá processo para a escolha de delegados. O objetivo da Code é criar um espaço nacional de debates no coração do Brasil, no momento em que o país volta a discutir planejamento e estratégias de desenvolvimento. Para isso, a conferência terá vídeos, apresentações de livros, instalações, projeções, oficinas e palestras. Desta forma, apresenta-se como espaço privilegiado de demarcação e disputa política em torno dos rumos do desenvolvimento nacional.

O Ipea tem cumprido um importante papel no sentido de se aprofundar no tema sobre o desenvolvimento do Brasil. O objetivo do Instituto presidido por Márcio Pochmann é conhecer a fundo seu povo e sua situação socioeconômica, formulando políticas públicas eficazes para desenvolver o país. Há 46 anos o Ipea produz pesquisas e informações, promovendo debates que dão base a formulação de políticas públicas por parte do governo federal.

Caráter avançado

Reforçando o caráter avançado da Conferência, as centrais sindicais promoverão, nos seus marcos, uma mesa sobre as propostas condensadas na Agenda da Classe Trabalhadora pelo Desenvolvimento com Soberania, Democracia e Valorização do Trabalho, aprovada na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) – assembleia, realizada no Estádio do Pacaembú, São Paulo, em 1º de junho deste ano. Além disso, as centrais compõem também uma mesa de debate sobre a política macroeconômica do país.

As exposições serão norteadas pelos sete eixos temáticos do desenvolvimento definidos pelo Ipea: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.

A programação é dividida em três tipos de atividades: painéis (palestras e debates mais abrangentes, no plenário da conferência); oficinas do desenvolvimento (exposições e mesas de debate realizadas em salas de aula dentro da Code); e desenvolvimento cultural (apresentações de experiências de desenvolvimento do ponto de vista da cultura). Para obter outras informações sobre as atividades e anotar o horário das que mais interessam, acesse www.ipea.gov.br/code.

Aberta a toda a sociedade, a conferência será realizada no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral de Brasília. Estarão presentes conselheiros de orientação do Ipea, diretores e técnicos de planejamento e pesquisa do Instituto, além de acadêmicos, representantes de entidades dos movimentos sociais e autoridades de todas as regiões do país. O Ipea não arcará com despesas de transporte, alojamento e alimentação, que ficarão a cargo do público.

Da Redação, Luana Bonone, com Ipea e Diap