Sessão na Alba debate Copa do Mundo 2014

Os desafios para a abertura da Copa 2014 na Bahia e a apresentação do Plano Diretor da Copa serão debatidos no plenário da Assembléia Legislativa nesta sexta-feira (19/11), às 9h30, por proposição do deputado estadual Álvaro Gomes. Além da presença confirmada do secretário extraordinário para Assuntos da Copa – Secopa, Ney Campello, foram convidados a participar os demais secretários estaduais, prefeitos das cidades-sedes e empresas do trade turístico.

“A realização da Copa do Mundo no Brasil, tanto na Bahia quanto nas demais sedes, é de importância extraordinária não apenas pelo estímulo ao esporte, mas também em função da infra-estrutura que será criada e que trará benéficos contínuos, que vão servir para o desenvolvimento do estado”, destacou Álvaro Gomes. Para o deputado, sediar a abertura do Mundial traria estímulos ainda maiores à economia local, e a Bahia está devidamente capacitada para o pleito por conta da grande capacidade hoteleira e do seu potencial turístico.

Apesar do anúncio do novo estádio do Corinthians, em Itaquera, como local escolhido para a abertura dos jogos, algumas pendências cruciais exigidas pela própria FIFA – como a garantia de viabilização de financiamento para as obras, o prazo limite para entrega no final de 2012 e a concepção de um projeto que atenda a critérios de sustentabilidade ambiental – estão longe de serem cumpridas e, por isso mesmo, mantêm vivas as esperanças baianas. Enquanto o estádio corintiano sequer possui nome, tampouco um projeto de construção, Salvador, em contrapartida, encerrou a última etapa de demolição do antigo estádio e se prepara para, já em dezembro, iniciar o trabalho de fundação da Arena Fonte Nova com a colocação das vigas de sustentação. O financiamento para conclusão das obras também está assegurado com aportes do BNDES.

E, para mostrar a expertise do estado na organização de eventos de grande porte, a capital baiana receberá a visita técnica de representantes da FIFA e de cidades-sedes durante o Carnaval do ano que vem. Um jantar nesta segunda-feira (15), reunindo o titular da Secopa, o diretor de marketing da FIFA, Jay Neuhaus, e o gerente de marketing do Comitê Organizador Local – COL, Luiz Otávio Marine, selou os últimos detalhes. “Será uma oportunidade de apresentarmos à FIFA, e às demais sedes, a tecnologia de grandes eventos aqui desenvolvida, especialmente na área de vídeo monitoramento, saúde, segurança pública, receptivo turístico, além de transporte, ordenamento de ambulantes e do próprio fluxo do carnaval. Servirá como um laboratório, no qual demonstraremos nossa capacidade de organização”, afirmou Ney Campello.

O Plano Diretor da Copa 2014 na Bahia, fruto de interação entre a Secopa, Casa Civil e Militar, Procuradoria Geral do Estado, Prodeb e as secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, de Turismo, de Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura, do Planejamento, do Meio Ambiente, da Fazenda, da Cultura, da Administração e de Segurança Pública, também está finalizado e será apresentado ao público durante a Sessão Especial da Alba. O documento contém as diretrizes e metas do Governo do Estado para a organização e realização do Mundial e da Copa das Confederações em 2013.

De Salvador,
Camila Jasmin