Sem categoria

Ministério da Micro Empresa será única nova pasta da gestão Dilma

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) deverá criar apenas um ministério, o da Micro e Pequena Empresa, quando assumir o governo. A indicação foi feita nesta quinta-feira pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra. Ao ser questionado sobre a criação de novos ministérios para acomodar os partidos da base aliada, Dutra disse que não há essa intenção por parte da futura presidente.

"Essa não é a intenção da presidente eleita. Ela vai criar o ministério das Micro e Pequena Empresas, como anunciado durante a campanha, mas não é em função de acomodação, foi uma necessidade identificada durante a campanha", afirmou.

A criação do novo ministério faz parte do programa de governo da candidata e foi defendida por ela em alguns debates dos quais participou durante a campanha eleitoral.

Dutra não quis adiantar possíveis nomes para ocupar a pasta, nem confirmar a permanência de Guido Mantega à frente da Fazenda. Limitou-se a dizer que será uma formação "plural", como ocorreu no governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma tem sido discreta nas consultas para a formação de seu time de ministros e assessores. A presidente eleita confiou a um grupo de auxiliares a tarefa de articular com os partidos da base aliada a indicação dos nomes que irão compor o futuro ministério.

Dilma tem deixado claro, no entanto, que sua prioridade é criar condições para que todas as promessas de campanha sejam cumpridas. Neste sentido, Dilma já tomou duas iniciativas: afirmou que escolherá mais mulheres para ocupar cargos importantes no governo e iniciou o debate de projetos para erradicação da miséria.

Com agências