Sem categoria

Em terceiro dia de manobras militares, Irã testa novos radares

Unidades de defesa antiaérea do Irã testaram com sucesso nesta quinta-feira (18) a capacidade de vários tipos de radares fixos e móveis no terceiro dia de manobras militares. O porta-voz dos exercícios bélicos, brigadeiro Hamid Arzhangi, declarou aos meios de comunicação locais que nos ensaios participaram conjuntamente destacamentos de defesa antiaérea das Forças Armadas e dos Corpos de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI).

Testes Irã

As maiores manobras militares aéreas do Irã acontecem desde terça-feira em todo o território nacional e têm como foco demonstrar o potencial dos radares na defesa do país diante de eventuais golpes aéreos dos Estados Unidos e Israel.

No terceiro dos cinco dias de movimentações militares, foram submetidos à análise de especialistas diferentes modelos de fabricação nacional ou readaptados pela indústria militar iraniana.

Arzhangi explicou que esse aparato seria usado para detectar e identificar objetos, bem como para passar informações relevantes às unidades operacionais. Segundo ele, todos os tipos de sistemas de radares do país transmitiram informação de inteligência ao comando unificado e à rede de controle dos comandos centrais.

O porta-voz indicou que a jornada também serve para ampliar os conhecimentos sobre missões de reconhecimento para detectar sistemas de última geração de hipotéticos inimigos que usem radares.

As forças militares iranianas, incluindo as regulares, os CGRI e os voluntários Basij, testaram na última quarta-feira equipamentos de último modelo utilizados para comunicações e troca de informações de inteligência junto com sistemas modernos eletros-ópticos.

Os exercícios se desenvolveram tendo por base a visão e a posição estratégica de Teerã destinada a avaliar a atuação dos novos sistemas defensivos e melhorar as opções de resposta rápida para conter eventuais ataques aéreos.

Fonte: Cuba Debate