Sem categoria

Equipe de transição inicia debates para erradicação da pobreza

A equipe de transição do governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, começa nesta quinta-feira (18) a ouvir especialistas para definir as novas políticas para as áreas que foram tratadas como prioridades durante a campanha. Na reunião de hoje, o vice-presidente eleito, Michel Temer, e coordenadores da transição vão tratar da erradicação da pobreza.

Entre os especialistas convidados, estão o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, o economista da Fundação Getulio Vargas Marcelo Neri e o representante regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano – um dos idealizadores do Programa Fome Zero. A ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, também vai participar da reunião.

A erradicação da miséria foi tratada como prioridade nos discursos de Dilma durante a campanha e também ocupou papel de destaque em seu primeiro pronunciamento após os resultados das eleições. A presidente eleita chegou a pedir o apoio de todos os brasileiros para o cumprimento deste objetivo.

“A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida”, afirmou Dilma durante o pronunciamento.

A meta do próximo governo é antecipar em dois anos o compromisso de erradicar a pobreza extrema no Brasil, de 2016 para 2014. O reajuste do Programa Bolsa Família, principal pilar da política social do atual governo, deverá ser um dos assuntos da reunião.

Nos próximos dias, a equipe de transição também irá se reunir com especialistas das áreas de segurança pública e saúde.

Da redação, com informações da Agência Brasil