Importante vitória na eleição do Grêmio da Escola Moreira e Silva

Chapa liderada pela UJS venceu na última terça, 16 de novembro, as eleições do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Moreira e Silva, principal instituição do CEPA, grande complexo de escolas estaduais em Maceió.

UJS Alagoas

O Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), hoje o maior centro educacional da América Latina, e em especial a Escola Moreira e Silva, estão presentes na história do Movimento Estudantil Alagoano. As principais lutas sempre tiveram o CEPA como principal ponto de mobilização, seja em greves dos estudantes contra a ditadura militar, na luta pelas diretas, no Fora Collor ou nas lutas contra aumentos abusivos da tarifa de ônibus na capital alagoana.

Diante da tradição do Grêmio da escola, estudantes e militantes da UJS se organizaram para reativá-lo, realizando um processo eleitoral com muito debate e disputa entre as duas chapas concorrentes: a Chapa “Ação e Atitude” e a Chapa “Unidade e Luta”. No final, a vitória foi dos estudantes que apostaram na Ação e Atitude da galera da UJS para lutar por uma educação pública de qualidade em contraposição aos ataques neoliberais do governo tucano do Estado.

Com muita animação e alegria, a Chapa da UJS obteve 453 votos contra 359 votos dos adversários. A nova tesoureira do Grêmio, Accacia Aciole, acredita que “quando se debate com o estudante, apresentando propostas concretas para o Brasil e para a escola, é que dá para perceber o quão justas essas ideias são, e a vitória da UJS mostra que as nossas ideias são as mais acertadas”.

Para o militante da UJS eleito presidente do grêmio, Iran Felix, um dos grandes desafios da gestão é “resgatar a história da entidade, que sempre participou de momentos importantes da vida política do Estado”, além de “realizar as atividades prometidas durante a campanha, ligando a ação do grêmio com a atitude necessária para que o Brasil continue mudando”.

De Maceió, Lindinaldo Freitas.