APEOESP ingressará com ação judicial contra ENEM paulista

A APEOESP divulgou nota onde se posiciona com relação ao SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Segundo os professores, a entidade é "contra a forma como o SARESP é concebido e aplicado, assim como é pública nossa discordância quanto à utilização do IDESP para o cálculo do bônus aos professores; tendo em vista que queremos bons salários e não bônus e gratificações." Leia a íntegra:

APEOESP ingressará com ação judicial contra o SARESP

Conforme amplamente noticiado pelos meios de comunicação e constatado também pelo nosso Sindicato, a aplicação da prova do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a 2,5 milhões de alunos, realizada nos dias 17 e 18 de novembro, ocorreu com muitos erros e problemas que colocam em xeque a sua credibilidade. Há relatos de gabaritos e folhas de respostas que não correspondiam às respectivas disciplinas, uso de celular durante a prova e até mesmo imagens de uma professora auxiliando um aluno a responder às questões.

Como é de conhecimento geral, os resultados do SARESP, consolidados no IDESP (Índice do Desenvolvimento Educacional do Estado de São Paulo), são a base para a definição dos valores a serem pagos às equipes escolares na forma de Bônus Resultado. Isto significa que o modo como é realizada a prova do SARESP afeta diretamente os professores e demais profissionais do magistério, pois altera os valores dos bônus a que terão direito.

Assim, na qualidade de representante legal, cabe ao nosso Sindicato agir para que sejam preservados os direitos da nossa categoria. Por esta razão, a APEOESP está ingressando com ação coletiva para a anulação do SARESP, em função das irregularidades constatadas e, também, pelo fato de estarem sendo utilizados professores da própria rede estadual de ensino para a aplicação das provas, quando os mesmos não são “agentes capazes”, na forma da lei, para esta finalidade.

É pública a posição da APEOESP contra a forma como o SARESP é concebido e aplicado, assim como é pública nossa discordância quanto à utilização do IDESP para o cálculo do bônus aos professores; tendo em vista que queremos bons saláriose não bônus e gratificações. Entretanto, se o SARESP existe, como qualquer outro programa governamental deve ser implementado com competência e seriedade. A forma como foi realizado não apenas coloca em questão a credibilidade dos resultados, mas também significa um inaceitável desperdício do dinheiro público, em nada contribuindo para a melhora da qualidade do ensino.

Diretoria da APEOESP

Fonte: APEOESP