Sem categoria

Confiança dos industriais cai, mas ainda sinaliza otimismo

A confiança dos industriais recuou pelo terceiro mês consecutivo em novembro, refletindo uma piora da avaliação dos empresários da indústria de transformação, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 62 pontos, 0,8 ponto abaixo do apurado em outubro. Apesar da queda, o fato de o indicador permanecer acima dos 50 pontos –e também acima da média histórica de 59,6 pontos– indica otimismo dos empresários.

Na indústria de transformação, o índice caiu 1,4 ponto, a 60,6 pontos, enquanto os indicadores das indústrias extrativa e de construção civil aumentaram 1,9 ponto e 0,6 ponto respectivamente.

O componente do Icei que mede a avaliação dos empresários em relação às condições atuais da economia e da empresa caiu 0,9 ponto, a 55,9 pontos, enquanto o componente expectativas recuou 0,8 ponto, a 65,1 pontos.

A queda no índice de confiança reflete os receios com o desdobramento da crise mundial do capitalismo, agravada pela guerra cambial, o endividamento excessivo da Europa e a perspectiva de desaceleração da economia chinesa.

Com agências