Credenciamento para o Coneb vai até o dia 8/12
Entre os dias 14 a 17 de janeiro acontece o 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB), no Rio de Janeiro. Só do Rio Grande do Sul a expectativa é que participem representantes de 50 centros acadêmicos.
Publicado 23/11/2010 18:30 | Editado 04/03/2020 17:10

Um dos principais fóruns do movimento estudantil, o CONEB da UNE é uma instância deliberativa que vai atualizar a opinião e o posicionamento da entidade acerca de diversos temas, como os rumos do desenvolvimento econômico e social do Brasil, políticas para a juventude, mídia e comunicação, questão agrária, saúde, assistência estudantil, educadores, trabalho, Reuni, Prouni, entre muitos outros assuntos de interesse dos estudantes brasileiros.
Entre as pautas que serão levadas pelos estudantes gaúchos está a discussão da educação pública no estado, que vive um período de sucateamento comandado pelo governo neoliberal de Yeda Crusius. Os desafios e possibilidades que surgirão com o futuro governo de Tarso Genro são inúmeros e é a força da mobilização do movimento estudantil que poderá garantir os avanços.
Aproximadamente 4 mil estudantes são esperados nos quatro dias do Coneb, no qual acontecerão mais de 20 mesas de debates e grupos de discussão. O tema escolhido para o 13º Coneb da UNE é “Nas ruas de hoje o Brasil do amanhã”, e traz para a reflexão o sentido da universidade nos tempos atuais e a projeção de um novo Brasil a partir da educação.
O credenciamento para o Coneb pode ser feito até 8 de dezembro nos estados de origem. Delegados, suplentes ou observadores pagam uma taxa de R$ 100,00, que assegura direito ao alojamento e a alimentação. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail coneb.bienalrs@gmail.com
Bienal da UNE
O evento será ainda uma atividade integrada à 7ª Bienal da UNE, que acontecerá entre os dias 18 e 23 de janeiro, também na capital fluminense. Maior festival estudantil da América Latina, ele deverá reunir cerca de 10 mil jovens de todas as regiões do Brasil e também do exterior em uma intensa programação de atividades culturais, científicas e esportivas, em diversos espaços da capital. A Bienal, que completa 12 anos de experimentação e valorização da identidade nacional, traz desta vez o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Inscrições de trabalhos devem ser feitas até 30 de novembro.