Sem categoria

Cúpula da Unasul tratará temas críticos da região

A Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que se realizará na próxima sexta-feira em Georgetown, capital da Guiana, passará em revista os principais temas de conflito na região latino-americana.

Na reunião dos mandatários dos 12 países sul-americanos, o presidente equatoriano, Rafael Correa, entregará à Guiana a Presidência Pró Tempore do bloco regional e apresentará um informe do trabalho realizado desde 10 de agosto de 2009.

O ministro equatoriano das Relações Exteriores, Comércio e Integração, Ricardo Patiño, assinalou que no marco da cerimônia de transmissão da Presidência Pró-Tempore, o principal evento será o informe da gestão do presidente Correa.

Patiño informou também que será distribuído um folheto aos países membros com um resumo dos avanços institucionais, conquistas e perspectivas do processo de integração continental.

Patiño comentou que entre os temas que poderiam ser abordados pelos chefes de Estado se incluem a crise política entre a Costa Rica e a Nicarágua, a situação de Honduras, a arbitragem e solução de conflitos na região e a criação de mecanismos de confiança e segurança.

Patiño não descartou que os presidentes dialoguem sobre o possível sucessor do secretário general da Unasul, Nestor Kirchner, pois "são eles que podem tomar uma decisão".

Tampouco descartou que até a próxima sexta-feira um nono país ratifique o Tratado Constitutivo do organismo, o que dará vida jurídica ao mesmo, pois se requer para isso o respaldo parlamentar de no mínimo nove dos 12 países membros.

Na Cúpula da Guiana se tornará público o plano arquitetônico da sede do organismo regional que ficará em Quito, na localidade da Metade do Mundo, ponto onde passa a linha imaginária do Equador.

Fonte: Prensa Latina