Sem categoria

Kassab pavimenta caminho para deixar o DEM e criar “3ª via” em SP

Em busca de rumo depois da acachapante derrota de seu padrinho político José Serra na eleição presidencial e com a evidente desagregação do seu partido, o DEM, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, está empenhado na construção de novo perfil político, a fim de sobreviver como liderança política de peso em São Paulo.

Na última terça-feira, o prefeito paulistano esteve em Brasília e fez intensas articulações políticas. Em almoço com o líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN), e o ex-presidente do partido, Jorge Bornhausen, o prefeito defendeu a antecipação das eleições para a escolha de um novo comando para a legenda. Kassab se incompatibilizou com o atual presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), cujo mandato vai até o final de 2011.

Praticamente, Kassab está condicionando sua permanência na legenda direitista à eleição de novo comando, o que lhe criaria “condição confortável”.

Os líderes do DEM tentaram demonstrar otimismo: “Posso assegurar que a preferência dele é se manter no partido. Todos queremos o fortalecimento do DEM”, assegurou Agripino. Mas o senador potiguar tergiversou quanto à exigência do prefeito paulistano sobre a mudança da direção partidária: “A renovação acontece, mas ela não implica imposição. Ninguém é permanente”.

A julgar pela reação do presidente do partido, Rodrigo Maia, a convivência está mesmo difícil entre os diversos caciques da sigla direitista: “Todos nós trabalharemos para que ele permaneça, mas estabelecer as coisas na base da troca, creio, não é o melhor caminho”, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo.

Nas últimas semanas Kassab intensificou os contatos a fim de pavimentar o caminho para ingressar no PMDB. Já não faz segredo do seu propósito de constituir uma “terceira via”, simultaneamente oposta ao PSDB e ao PT. Nesta segunda-feira, Kassab também manteve conversações com parlamentares do PDT, PSB e PCdoB em São Paulo, num esforço para construir pontes de convivência política.

Da Redação, com agências