PCdoB de BH lança nota sobre eleição da CMBH

PCdoB de Belo Horizonte lança um documento político apontando sua posição sobre a eleição do novo presidente da Câmara de Vereadores da Capital

BH - Projeto Memoria PCdoB-MG

Nota do PCdoB sobre a disputa pela Presidência da Câmara de BH


1 – Nos últimos dias, ganhou destaque nos meios políticos de Belo Horizonte a discussão sobre a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores. Para contribuir neste debate, a Comissão Política do Partido Comunista do Brasil, apresenta sua opinião, no sentido de construir um melhor caminho para democratizar e deixar cada vez mais o Legislativo Municipal em sintonia com os interesses do povo da cidade.

2 – O PCdoB ressalta de antemão que gera estranheza a interferência do poder executivo municipal, e mais ainda o estadual, nesta discussão. Vale lembrar o princípio basilar da autonomia entre os poderes, como determina nossa Constituição.

3 – O PCdoB entende que esta disputa deve servir para que as forças democráticas, que hoje são formadas pelos partidos que integram em nível nacional a base de sustentação do governo do presidente Lula, se rearticulem na cidade. Estes partidos devem ter como horizonte a perspectiva de construção do rumo democrático e popular implementado ao longo de anos por projetos gestados na cidade. É preocupante o resultado expresso nas urnas da capital na última eleição presidencial, quando a candidatura de Dilma Rousseff perdeu nos dois turnos, contrariando assim, o histórico progressista da cidade, que sempre deu vitórias expressivas ao campo democrático.

4 – Neste sentido, o PCdoB conclama a unidade dos partidos do campo democrático e progressista a apresentar a melhor alternativa para conduzir o Legislativo Municipal nos próximos dois anos.


Belo Horizonte, 23 de novembro de 2010.

Comissão Política do Comitê Municipal de Belo Horizonte/MG