Sem categoria

Parlasul: Brasil prorroga mandatos até 31 de janeiro de 2011

Os atuais 18 membros da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul terão mandado prorrogado até 31 de janeiro de 2011, quando se encerra a 53ª legislatura no Congresso Nacional. A Resolução que contempla o Acordo Político foi ratificada esta semana na reunião entre parlamentares da Representação Brasileira.

A discussão foi motivada pela Resolução do Congresso Nacional, que determina o fim dos mandatos dos parlamentares do Mercosul em 31 de Dezembro de 2010. Desta forma, durante o mês de janeiro de 2011, o Brasil não teria participação no Parlamento do Mercosul, em Montevidéu. A ausência de um dos Países Membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) ocasionaria a inatividade do Parlamento Regional.

O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) esclarece que a prorrogação dos mandatos não altera o número de cadeiras neste momento. "Hoje decidimos que são dezoito parlamentares até 31 de janeiro de 2011. Ano que vem podem ser os 37 (27 deputados e 10 senadores) com o início da próxima Legislatura, e em 2012 faremos eleição direta", explica.

Até as eleições diretas, o Brasil discute se vai ampliar, já em fevereiro de 2011, o número de 37 representantes.

Com informações da Representação Brasileira no Mercosul