Bahiagás e Mauá recebem Selo de Pró-equidade de gênero

Mais dois órgãos do governo do Bahia foram reconhecidos pelo compromisso pela promoção da igualdade entre homens e mulheres. Em 2010, a Bahiagás e o Instituto Mauá vão receber o Selo de Pró-equidade de gênero conferido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Os dois órgãos juntam-se à Secretária Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que mantém o selo desde o ano passado.

A solenidade de entrega da 3ª edição do Selo acontece no dia 8 de dezembro, às 19h, em Brasília. Além da Setre, Bahiagás e Instituto Mauá, mais 55 organizações de todo o Brasil vão receber o prêmio, sendo mais três baianas: Embasa, Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.

O Selo Pró-Equidade de Gênero é conferido a empresas que garantem em suas práticas cotidianas ações que visam garantir a igualdade de oportunidades a homens e mulheres. Estas ações vão desde a contratação de pessoal, passando pela realização de seminários e oficinas de orientação sobre o combate à discriminação, chegando até o desenvolvimento de plataformas de gestão que garantam condições de ascensão profissional a todos os funcionários independentemente do sexo.

Foi com este objetivo que a Bahiagás iniciou o seu programa, que incluiu entre outras ações, a aplicação de um questionário para obter o perfil da diversidade dos colabores. O estudo forneceu as informações para a elaboração de políticas e ações voltadas para a promoção da equidade e o combate à discriminação. Para o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a igualdade de oportunidades é muito importante. Ele lembrou que a Bahiagás é uma das pioneiras na adesão ao Programa Pró – Equidade de Gênero, e que possui um comitê misto, formado por homens e mulheres, direcionando as ações para que todos os colaboradores tenham chances iguais, independente de etnias ou sexo.

A busca desta igualdade também é perseguida no Instituto Mauá, onde as ações começaram no início do ano. “Primeiro fizemos palestras, oficinas e seminários para sensibilizar o corpo funcional sobre a necessidade de se combater a discriminação. Agora estamos percebendo uma mudança na forma como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho. Esta mudança se reflete no cuidado em evitar práticas discriminatórias e também na readaptação de alguns funcionários dentro do grupo”, destacou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

Emília lembrou ainda que o trabalho ainda está no começo, visto que este foi o primeiro ano em que o Mauá participou do programa. “A conquista do selo de Pró-equidade de Gênero foi muito importante, pois reconheceu o trabalho do grupo para alcançar as metas estipuladas. Agora, vamos dá continuidade ao projeto, para que a igualdade seja cada vez mais plena”, afirmou.

Além da Bahiagás e do Instituto Mauá, a Setre também receberá pelo segundo ano consecutivo o Selo Pró-equidade de Gênero. Em 2010, o órgão manteve os programas iniciados no ano passado, com ações como a intensificação da veiculação institucional de imagens de mulheres, negras, indígenas, idosas, deficientes, de forma a combater a discriminação e o sexismo; a garantia de acesso equitativo às atividades de capacitação e treinamento realizados pela SETRE, dentre outras atividades.

De Salvador,
Eliane Costa