Olival Freire lança novo livro em Salvador neste sábado

Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais. Este é o título do livro que o professor Olival Freire Jr lança neste sábado (4/12), às 15h, na Galeria do Livro, Espaço Unibanco, Centro de Salvador. Organizado conjuntamente com Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg, a obra reúne textos de 28 autores, que exploram aspectos dessa teoria científica, desde sua criação, incluindo a controvérsia sobre os seus fundamentos e suas implicações filosóficas e culturais.

O livro discute também problemas relacionados à pesquisa sobre o ensino e a difusão cultural da teoria quântica, bem como os usos e abusos, que aí podem aparecer. Os organizadores são vinculados à Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo e Johns Hopkins University, respectivamente. Os autores, brasileiros e estrangeiros, incluem pesquisadores seniores e estudantes de pós-graduação.

“Teoria quântica é um teoria da ciência, da física, mas este não é um livro técnico. Não é um livro de física. É um livro de estudos históricos e de estudos culturais da ciência. É um livro que se dirige a um público que quer se manter informado sobre a história, o andamento e as ligações da ciência com a cultura e a sociedade. A nossa expectativa é superar o distanciamento do público médio em relação ao tema ”, ressalta Olival Freire Jr.

O professor informa ainda que o livro é o resultado de um projeto pesquisa que se desenvolve na Bahia praticamente há oito nove anos. “É um livro muito importante, pois é fruto do trabalho de todo este tempo”, declara.

Políticas culturais

Nesta sexta-feira (3/12), acontece também o lançamento do livro “Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura”, do professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia Albino Rubim. O evento será no Conselho Estadual de Cultura, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, às 20h30.

A obra é resultado de uma parceria entre o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA e o Ministério da Cultura, sendo parte do projeto com o mesmo nome que busca investigar o papel dos conselhos de cultura no Brasil. O objetivo do estudo é analisar a importância de tais órgãos para a democratização do Estado, bem como as necessárias relações dos conselhos com as políticas culturais, como o Sistema, o Plano e o Fundo Nacional de Cultura.

De Salvador,
Eliane Costa