Salvador comemora o dia do samba com muita festa

Foi-se o tempo em baianos e cariocas discutiam para saber onde o samba nasceu. Hoje o ritmo já é considerado brasileiro e tem até um dia em sua homenagem, 2 de dezembro. Por isso nesta quinta-feira (2/12), Salvador fez uma grande festa para celebrar o samba em toda a sua diversidade e, como não poderia deixar de ser, com batucada em praça pública.

A partir das 18h, aconteceu show na Praça Municipal de Salvador, com Moraes Moreira, que homenageia o cantor e compositor paulista, Adoniran Barbosa, autor de grandes clássicos do ritmo. Participaram tambem Carlinhos Vergueiro – grande parceiro de Adoniran Barbosa -, o grupo Aquarela do Samba, Edil Pacheco, Mariene de Castro, Juliana Ribeiro, Nelson Rufino e vários outros artistas.

E, como na Bahia nenhuma festa dura apenas um dia, as homenagens ao Dia do Samba começaram mesmo no último domingo, 28 de novembro, com a tradicional Caminhada do Samba pelas ruas do Centro Histórico, além de rodas de samba e exposições em diversos pontos da cidade. As comemorações seguem até 10 de dezembro, com uma exposição sobre o ritmo no Centro de Cultura da Câmara Municipal.

O Dia do Samba foi criado em homenagem a Ary Barroso, que havia composto ‘Na Baixa do Sapateiro’, sem ter conhecido a Bahia. A data marcou a primeira visita do compositor a Salvador, em 1963. Desde então, a cada ano a festa se torna maior e todo 2 de dezembro, músicos baianos e de outros estados se reúnem em Salvador para celebrar o mais brasileiro de todos os ritmos.

De Salvador,
Eliane Costa