Sem categoria

Irã anuncia produção própria de urânio concentrado

O Irã anunciou neste domingo (5) ter enviado seu primeiro lote de urânio produzido no país a uma usina que pode deixá-lo pronto para enriquecimento. O comunicado do chefe do programa de energia nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, vem um dia antes das discussões entre o Irã e um grupo de grandes potências mundiais sobre o programa nuclear.

O urânio enriquecido pode ser usado como combustível em reatores para a geração de energia ou usado para a fabricação de armamentos nucleares. Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de tentar produzir armas nucleares, o que o país nega. O governo iraniano alega que seu programa nuclear tem fins pacíficos, para uso civil.

“O Ocidente contava com a possibilidade de estarmos em dificuldades com a matéria-prima, mas hoje tivemos a primeira leva de concentrado de urânio da mina de Gachin enviada para a usina de Isfahan”, disse Salehi na TV estatal.

Acreditava-se que o Irã tinha pouco estoque de urânio concentrado, originalmente importado da África do Sul nos anos 1970. A declaração iraniana ocorre antes das negociações marcadas para esta segunda-feira (6) entre o país e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido), além da Alemanha.

A ONU, pressionada pelos Estados Unidos e aliados, aplicou sanções após o Irã não cumprir com as resoluções do Conselho de Segurança, apresentadas pelos próprios Estados Unidos, ordenando que fosse cessado o processo de enriquecimento de urânio.

O Conselho de Segurança disse que até que as intenções pacíficas do Irã possam ser comprovadas, o país deveria interromper o enriquecimento e outras atividades nucleares. O Irã, como signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear, tem direito de enriquecer urânio para a produção de energia de uso civil.

Da redação, com agências