Sem categoria

Irã considera reunião com potências nucleares "construtiva"

O primeiro dia de negociações entre o grupo dos seis (EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) e o Irã sobre o programa de energia nuclear do país persa, nesta segunda-feira (6), foi construtivo, de acordo com a avaliação de fontes iranianas e ocidentais.

Conforme uma fonte iraniana, os dois lados devem voltar a se reunir nesta terça-feira (7) para discutir as bases de novas discussões, nas quais a questão nuclear pode ser tratada.

"Se chegarmos a um acordo sobre essas bases, poderemos nos reunir várias vezes", disse a fonte. Um diplomata ocidental confirmou a retomada das negociações e também qualificou o encontro de construtivo.

Um acordo mediado por Brasil e Turquia para troca de urânio chegou a ser assinado com o Irã em maio. O acordo foi rejeitado pelo Grupo de Viena – composto por Rússia, França, EUA e AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e os Estados Unidos e seus aliados pressionaram o Conselho de Segurança da ONU para impor novas sanções contra o país persa.

Com agências