Esporte Adaptado: alunos treinam para competição paraolimpica

O treinamento acontece em núcleos da Prefeitura

Paradesporto Fortaleza

Alunos do Programa Esporte Adaptado da Prefeitura de Fortaleza, promovido através da Secretaria de Esporte e Lazer do município (Secel), estão em ritmo de treinamento acelerado. O motivo é a aproximação das competições paradesportivas que estão programadas para acontecer no próximo final de semana (11 e 12 de dezembro). O Destaque é para o II Meeting de Natação Paraolímpica, uma parceira entre a Secel e a Federação Cearense dos Desportes Aquáticos (FCDA).

A competição será realizada no sábado (11), no Náutico Atlético Clube, a partir das 8h. Os alunos participam ainda da Corrida de Rua promovida no domingo (12), pela Unifor. Paratletas disputarão a competição em categorias conforme a deficiência (visual, locomotora, auditiva e intelectual).

Nadando há pouco mais de seis meses, Márcio Reis, 42, é um dos cerca de duzentos alunos atendidos pelo Esporte Adaptado. Treinando forte para competir no Meeting Paraolímpico, Márcio espera superar seu último resultado, quando conquistou uma medalha de ouro e três de prata nas Paraolimpíadas Cearenses.

Márcio viu o esporte mudar sua vida quando começou a treinar natação e basquete, primeiro no Hospital Sarah Kubitschek e, depois, em um dos núcleos do programa. Dos sete anos em que é lesionado, Márcio passou cinco deles afastado de atividades rotineiras. “Passei cinco anos perdendo tempo em casa. Hoje saio de casa só para praticar esportes.”, afirma. Para ele, a natação trouxe grandes benefícios físicos e psicológicos. “É uma satisfação maior porque é uma conquista individual. Uma superação”, afirma o andador.

Assim como Márcio, Silvio Neves, 37, também viu no esporte uma forma de socialização. “O esporte me proporcionou a integração com a sociedade”, afirma. Quinze anos após de ter sofrido o acidente de carro em que lesionou a coluna, deixando-o deficiente, Silvio integra o time de basquete do programa junto com outros 12 alunos.

Esporte Adaptado

O Programa Esporte Adaptado vem ajudando a promover espaços de socialização, através de atividades físicas recreativas e de lazer. O supervisor de Paradesporto da Secel, Henrique Gurgel, explica que o projeto não é voltado apenas para quem deseja competir. “O programa foi idealizado para a reabilitação das pessoas com deficiência ou para quem deseja praticar alguma atividade física ou esportiva”, afirma. Segundo Lídio Andrade, professor do Núcleo que funciona na Faculdade Católica, “Tem alguns que participam e não querem saber de competição. É apenas qualidade de vida para eles”, afirma.

Além disso, o Esporte Adaptado fortalece a autoestima e autonomia das pessoas com deficiência. Para o maior ganho é a com relação a autoestima. “Eles se sentem de volta a sociedade”, afirma Lídio. Os alunos ganham uniformes, material esportivo e cadeiras adaptadas, cedidas por uma parceria com a Associação Desportiva dos Deficientes do Estado do Ceará (ADECE).

Uma média de duzentos alunos participam de atividades de musculação, futsal para deficientes visuais, basquete para cadeirantes e natação em quatro núcleos da cidade. “A nossa meta é ampliar o atendimento para 400 alunos em 2011”, afirma Henrique.

Núcleos

Faculdade Católica (Av. Duque de Caxias, 101 – Centro)
APAE CEARÁ (Avenida Rogaciano Leite, 2001 – Luciano Cavalcante)
Sesc Centro (Av. Duque de Caxias, 1701)
Instituto de Educação Física da UFC (Campus do Pici)

Fonte: Secel